Com o objetivo de proporcionar mais segurança para a população, a Guarda Municipal de Rio Bonito intensificou a utilização dos cães nas Rondas Escolares para dar apoio na busca por drogas e também na fiscalização das escolas, garantindo um ambiente seguro também para alunos e professores. O serviço é complementado com a realização de palestras para os alunos e reuniões com os pais em um trabalho preventivo contra a violência.
O trabalho da Guarda Municipal também está sendo feito nas praças, nas dependências do Mercado Municipal e na feira livre, com a presença dos cães, que são dóceis e que, mesmo com presença de outras pessoas, só se manifestam quando farejam o cheiro de entorpecentes.
Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares, a Guarda Municipal intensificou o uso dos cães farejadores para reprimir, de forma preventiva, possíveis usuários de entorpecentes nas praças, ou indivíduos que utilizem esses locais como esconderijo de drogas ilícitas.
“Estamos participando de várias operações, além de ronda nas escolas. A denúncia anônima é muito importante para o trabalho das nossas equipes, que operam junto com a Polícia Militar e Civil. Em alguns locais, só conseguimos encontrar as drogas com a presença do cão”, explica Márcio Soares.