Castrações gratuitas de cães e gatos na Praça Itamar da Silva Júnior até o dia 26 de abril

O município de Itaboraí recebe, até o dia 26 de abril, o Castramóvel, que oferece castrações gratuitas de cães e gatos
às
cao
Foto: Divulgação

O município de Itaboraí recebe, até o dia 26 de abril, o Castramóvel, que oferece castrações gratuitas de cães e gatos na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, e conta com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

Para agendar o procedimento, é preciso acessar o site do RJPET (https://rjpet.com.br/). Nesta terça-feira (26/03), durante o primeiro dia de atividades do programa no município, foram realizadas mais de 50 castrações gratuitas de animais. As castrações são feitas de 9h às 15h.

De acordo com o planejamento do programa, às segunda-feiras serão atendidos felinos (macho e fêmea); às terças, caninos (fêmea); às quartas, caninos (fêmea); às quintas, felinos (macho e fêmea); e às sextas, caninos (macho). Para cães, o peso mínimo deve ser de 5kg e máximo de 25kg. Já para gatos não há limite de peso.

A castração gera benefícios para o animal, como a redução do comportamento de marcação de território; evita gestação indesejada, infecção uterina e transmissão de doenças; diminui os riscos de desenvolver câncer, tumores e cistos ovarianos e aumenta a expectativa de vida.

O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, acompanhou o primeiro dia do Castramóvel em Itaboraí, nesta terça-feira (26/03), e ressaltou a importância da iniciativa.

“O Castramóvel é um programa que visa não só a castração dos animais, mas também o tratamento mais adequado e humanizado de cães e gatos. O nosso objetivo é realizar mais de mil procedimentos durante a permanência no programa na cidade, e assim, realizar o monitoramento e controle do número de animais no município”, afirmou o secretário.

Uma das primeiras beneficiadas com o programa na cidade foi a cadela Piquena. A tutota do animal, Andréa Sousa, de 39 anos, se disse realizada com a iniciativa.

“Eu acho muito interessante essa iniciativa, pois muitas famílias não possuem condições financeiras e de logística para castrar os seus animais de estimação. E ter essa oportunidade perto da nossa residência é muito importante”, afirmou a moradora do bairro Nova Cidade.

Veja também: Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias