CEAM inicia campanha contra importunação sexual no Carnaval

Com o tema “Não é Não”, a iniciativa tem o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre o tema.
às
Screenshot_3
Foto: SECOM/RIO BONITO

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) inicia campanha contra importunação sexual no Carnaval, em parceria com Guarda Civil Municipal e Patrulha Maria da Penha realizaram uma ação na Praça Fonseca Portela nesta quarta-feira (7), com a distribuição de panfletos com informações e esclarecimentos contra a importunação sexual no Carnaval.

CEAM inicia campanha contra importunação sexual no Carnaval
CEAM inicia campanha contra importunação sexual no Carnaval – Foto: SECOM/RIO BONITO

Com o tema “Não é Não”, a iniciativa tem o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre o tema. A informação é uma das principais ferramentas de enfrentamento à violência, ao assédio e ao machismo.

Nessa época, quando as pessoas estão curtindo as festas, os relatos de importunação são muitos. As maiores vítimas são as mulheres. A importunação sexual é crime, com pena prevista de 1 a 5 anos. Segundo os organizadores, o Carnaval é época de se divertir, de dançar, brincar e curtir a festa que é tão esperada pela maioria dos brasileiros. No entanto, a folia pode não acabar bem para as mulheres, que ficam mais expostas ao assédio e ao desrespeito, seja em desfiles, eventos ou blocos de rua.

Leia também – Bloco Só-Lá reúne cerca de cinco mil foliões na abertura do Carnaval de Rio Bonito siga nossas Redes Sociais.

Essa iniciativa é um ato de empoderar a mulher e apoiá-la para que ela conheça os seus direitos e tenha coragem para denunciar e combater esses abusos.

“A frase ‘não é não’ é uma mensagem clara de que o assédio sexual não é aceitável e que as pessoas têm o direito de dizer não a qualquer comportamento sexual inapropriado. Isso significa que, se uma pessoa diz não a um comportamento sexual, não há lugar para insistência ou argumentação. A vontade da pessoa deve ser respeitada sempre”, garante a Coordenadora do CEAM de Rio Bonito, Alessandra Medeiros, que também participou do evento.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias