Prefeitura de Maricá inaugura o Centro de Operações Integradas de Itaipuaçu

Nova sede vai abrigar equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros com funcionamento 24 horas para dar celeridade aos atendimentos do 3º e 4º distritos
às
evelen 3
Foto: Evelen Gouvêa

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, inaugurou na última quarta-feira (27/03) o Centro de Operações Integradas (COI) de Itaipuaçu, que vai atender 24 horas as demandas referentes ao 3º e 4º distritos (Inoã e Itaipuaçu), respectivamente. A nova sede administrada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil está localizada na Avenida Benvindo Taques Horta Junior, na orla de Itaipuaçu, e vai abrigar as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros que atuam no município por meio do Programa Estadual de Implantação de Serviços (Proeis) BM, com funcionamento de 24 horas por dia.

Além disso, leia outras notícias sobre Maricá.

Durante a cerimônia, Fabiano Horta afirmou que a instalação da estrutura em Itaipuaçu se fez necessária, acompanhando o crescimento do distrito nos últimos anos. “Objetivamente construímos um aparelho de proteção, de integração, um centro de operações que interage hoje com o distrito de Itaipuacu, que podemos nominar como uma dinâmica de cidade, enxergando o seu crescimento demográfico, seu adensamento, a natureza longeva das suas orlas. Toda a dinâmica de urgência, de chamados, a dinâmica interativa necessária da presença da Defesa Civil terá um posto funcionando com seus agentes na proximidade do território de Itaipuaçu”, disse. 

Centro de Operações Integradas de Itaipuaçu. O local vai funcionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros 24h para atender o 3º e 4º distritos
Inauguração do Centro de Operações Integradas de Itaipuaçu – Foto: Evelen Gouvêa

A nova base é equipada com viaturas, barcos, jet skis que vão dar suporte aos projetos realizados na orla como o Marola Certa, o bodysurf e beach & Fitness. Também ficarão na sede os agentes da Defesa Civil que atuam em tempo integral na região, reduzindo o tempo de resposta. Com a nova estrutura, inicia-se o serviço de vistoria 24h nos 3º e 4º distritos, que atualmente funciona por 12 horas no Centro Administrativo de Itaipuaçu.

“A ideia é descentralizarmos nessas bases, de fato já em Itaipuaçu e, em breve, na Barra de Maricá e em Ponta Negra, a ampliação dos serviços para uma melhor resposta. É toda uma logística já mais ágil para dar a melhor condição de trabalho e atendimento à população”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.

O secretário de Governo, João Maurício de Freitas (Joãozinho), reconheceu o trabalho dos agentes da Defesa Civil. “Hoje é um dia de festa e mais do que um dia de entrega, é o reconhecimento do governo municipal ao trabalho de cada um de vocês. Sabemos que quando começa a chover ou quando o mar está de ressaca é vocês que estão entregues à vida dos maricaenses e eu tenho certeza que todos os momentos que precisamos da Defesa Civil ela estava ali pronta para fazer o resgate e colocar na pronta disposição do atendimento”, parabenizou.

Prédio do Proeis BM

No mesmo terreno está localizado o prédio onde vai abrigar militares que atuam no Programa Estadual de Implantação de Serviços (Proeis) BM, com alojamentos para homens e mulheres e refeitório. O pátio tem espaço para abrigar a viatura e fazer pequenos reparos nos equipamentos utilizados pelos bombeiros.

“Essa estrutura veio em bom tempo. Era algo que estávamos almejando e realmente precisava ter uma estrutura para as viaturas, para fazer manutenção de material, já que a guarnição fica empenhada 24 horas e o tempo de deslocamento para o destacamento é um tempo considerável. Isso vai somar bastante com o tipo de socorro a ser prestado, com a infraestrutura para o militar que está aqui. Então, acho que ganha todo mundo. Ganha o militar, a população e o município”, afirmou a tenente-coronel Camila Amaral, comandante do 3º Grupamento de Bombeiro Militar de Niterói e Maricá.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Fonte: Secom Maricá

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias