Depois de cerca de 40 dias de competições com 12 times masculinos e cinco femininos, incluindo um de Silva Jardim, o Campeonato Indústria e Comércio de Futsal de Rio Bonito conheceu seus campeões 2022, Cerâmica Marajó feminino e Espace Digital masculino. A final feminina aconteceu no último sábado, dia 10, no Rio Bonito Atlético Clube, com a vitória do time da Cerâmica Marajó sobre a Inspeção Veicular por 2 a 1. Já a final masculina só pode ser concluída na quinta-feira seguinte, dia 15, com portões fechados, após muita confusão dentro, e principalmente fora da quadra, no sábado (10). A equipe Espace Digital acabou ganhando a partida contra Shekinah Cosméticos por 5 a 4.
No sábado, quatro partidas foram realizadas, os terceiros e primeiros lugares feminino e masculino. O terceiro lugar feminino foi disputado entre o time de Silva Jardim, que ganhou de 6 a 2 do Deryk Comunicação Visual. Já o terceiro lugar masculino terminou em 6 a 3 para o time Bela Vista Serralheria sobre a equipe Pensão da Tia Léa / Bela Vista Automotiva.
Final feminina
Segundo a análise do comentarista esportivo da Folha, Matheus Mendes, a final feminina entre Cerâmica Marajó e Inspeção Veicular começou com vantagem para a Inspeção mas terminou equilibrada. Mas de acordo com Matheus, o que fez diferença na partida foi a goleira da Marajó, Lúbia Fernandes, que fez boas defesas.
“A Inspeção Veicular foi melhor no 1º tempo, Já no 2º foi bem equilibrado. O time da Inspeção teve chances muito mais claras de gol, mas a goleira da Marajó estava em um dia inspirado e fez belas defesas importantes para o time”.
Final masculina
O primeiro jogo da final masculina entre Espace Digital e Shekinah Cosméticos foi bastante equilibrado, já o 2º tempo foi muito disputado, segundo Matheus Mendes.
Faltavam apenas 9 minutos de partida quando a equipe técnica decidiu que não havia mais condições para que o jogo continuasse. Durante as muitas discussões e até entradas duras na partida, a torcida começou a jogar cerveja, gelo e até garrafas de água na quadra. Por esse motivo a equipe de juízes decidiu que não havia segurança suficiente para que o jogo continuasse naquele dia.
A partida só foi finalizada na quinta-feira (15), com o jogo acontecendo sem a presença da torcida no clube.
Na continuação do jogo, segundo Mendes, a partida voltou equilibrada, mas Shekinah Cosméticos abriu espaço e não conseguiu evitar a derrota. “Logo no início foi um gol pra cada lado, mas quase acabando o jogo, deu um apagão no time de Nova Cidade, dando abertura e tomando dois gols. Eles ainda tentaram recuperar, mas já era tarde e o Espace conseguiu segurar o jogo até estourar o tempo”, disse Matheus.
O Campeonato
Após alguns anos sem ser realizado, o Indústria e Comércio aconteceu pelo segundo ano consecutivo com a organização da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio Bonito. Para o secretário da pasta, Bernardo Oliveira, o futsal feminino é uma das vocações do esporte na cidade.
“Foi uma competição muito disputada. Ver essas mulheres guerreiras dentro da quadra é uma inspiração para outras que virão no futuro. Rio Bonito tem essa vocação para o esporte e para o futsal feminino”, analisou.
Para o prefeito Leandro Peixe, o Indústria e Comércio é importante, por isso a rivalidade. “O gostoso é ter o calor da emoção do jogo mas não deixar virar um mal estar após a partida. É um campeonato importante, que traz uma rivalidade que acaba passando das quatro linhas e deixa a torcida a flor da pele. Mas apesar de tudo, a energia que o esporte traz é boa, saudável e deve ser mantida”, disse.
Lívia Louzada