O Centro Histórico de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está inundado em diversos pontos da Rua do Imperador, deixando motoristas e pedestres ilhados na tarde desta terça-feira (13). Em fevereiro, uma inundação deixou diversos mortos por afogamento no mesmo trecho.
A Companhia de Trânsito e Transportes (CPTrans) fez o fechamento de trechos com bolsões de água, ao longo da Rua do Imperador. O trânsito está impedido a partir da Casa D’Angelo, sentido Nelson de Sá Earp.
De acordo com a Concer, a Serra de Petrópolis, que havia sido fechada preventivamente, foi reaberta a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, no sentido Juiz de Fora. Até a última atualização desta reportagem, havia 2km de retenção na praça.
Por volta das 13h20, devido ao alerta de chuva moderada a forte para as próximas horas, a Defesa Civil orientou o fechamento do comércio, acionou as sirenes no bairro Independência e mobilizou a população das áreas de risco para o ponto de apoio da comunidade, na Escola Municipal Alto Independência, nesta terça-feira (13).
Antes do acionamento, o trânsito da rua Coronel Veiga já tinha sido interditado, preventivamente, às 13h08. Depois a via ficou alagada, problema que também atingiu a rua do Imperador, bem no Centro da cidade.
Moradores fizeram imagens mostrando a situação no local. O alerta do Inea, aponta o transbordamento do rio Quitandinha em dois pontos: no Centro e na Coronel Veiga. Além disso, também alerta para o transbordamento dos rios Palatinado e Piabanha, no Alto da Serra e no Bingen, respectivamente. O Inea também indica como ponto de atenção o rio Cuiabá, no bairro Cuiabá.
A Defesa Civil disse que permanecerá monitorando as condições de tempo e poderá emitir atualizações e informativos a qualquer momento
Crédito: g1.globo.com