Rio Bonito mantém a tradição com a confecção dos tapetes de Corpus Christi

Os moradores de Rio Bonito irão acordar cedo para participar da preparação e confecção dos tapetes de sal no Dia de Corpus Christi
às
tapete 2
Foto: Divulgação

Os moradores de Rio Bonito irão acordar cedo para participar da preparação e confecção dos tapetes de sal no Dia de Corpus Christi, uma tradição mantida todos os anos, comemorado nesta quinta-feira, dia 30. Com o apoio da Prefeitura, através da secretaria de Cultura e Turismo, a confecção dos tapetes acontece nas três paróquias do município: Nossa Senhora da Conceição no Centro e em Boa Esperança, e na paróquia de São João Batista, na Praça Cruzeiro (programação completa em anexo), a partir das 7 horas da manhã.

Esses tapetes, considerados como verdadeiras obras de arte, são confeccionados com sal grosso, serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais, usados de acordo com a criatividade de cada grupo. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia. Eles são confeccionados por fiéis, membros das pastorais das Paróquias, alunos das escolas, além de comerciantes e moradores locais.

Corpus Christi – A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Como Surgiu essa Tradição – O Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo), generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Para os católicos, essa é uma “Festa de Guarda”, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. No dia da festa de Corpus Christi a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

Confira a programação das Paróquias de Rio Bonito:

Paroquia Nossa Senhora da Conceição – Centro
Missa às 16h seguida de procissão sobre os tapetes de sal

Paroquia São João Batista – Praça Cruzeiro
Missa às 17h seguida de procissão sobre os tapetes de sal

Paroquia Nossa Senhora da Conceição – Boa Esperança
Missa às 18h seguida de procissão sobre os tapetes de sal

Veja também: Operação especial na ViaLagos para o feriado de Corpus Christi e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Rio Bonito sedia a emocionante Taça Brasil de Ciclismo, que acontece entre os dias 14 e 16 de junho de 2024
às
A Prefeitura de Maricá segue com inscrições abertas para o Programa Corujinhas, que recebe alunos de 1 a 10 anos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias