O Detran disponibilizou, ontem (25), a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital). O órgão aderiu aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, que reúne em um dispositivo móvel os documentos que são de porte obrigatório para o condutor de veículo – o CRLV e a CNH. O objetivo é facilitar a vida do motorista, mas a emissão do documento na versão física ainda é obrigatória de acordo com a Resolução 744/Contran/2018.
A versão digital do CRLV é disponibilizada mesmo que não haja acesso à internet, uma vez que o aplicativo gera um pdf com QR Code e assinatura digital. Esse código é importante porque garante a autenticidade do documento e é utilizado durante a fiscalização para verificar se não há falsificações. Vale lembrar que todas as informações da versão física, assim como a validade jurídica do documento, também vão estar presentes na versão digital. Para obter o CRLV Digital não é preciso comparecer a uma das unidades do Detran, o procedimento é realizado totalmente online.
O lançamento da versão digital do CRLV é uma parceria do Serpro e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O estado do Rio é o 11º do Brasil a adotar a inovação. Conforme determinação da Resolução nº 769/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os Detrans têm até o dia 30 de junho deste ano para se adequar.
Como ter acesso ao CRLV Digital
Para ter acesso à versão digital, é preciso realizar o download do aplicativo CDT, disponível tanto na Google Play, quanto na App Store. É importante sinalizar que não é possível obter a versão digital sem ter o documento físico, em papel. A versão digital pode ser compartilhada com até cinco pessoas, mas apenas o proprietário do veículo pode emiti-la. Também é possível ter o CRLV digital de mais de um veículo no mesmo aplicativo.
Fonte: O Dia
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil