Chova ou faça sol, a Orla de Itaipuaçu vai receber, no domingo, mais de mil atletas profissionais e amadores para a 4ª Corrida Cidade de Maricá. Neste ano, o evento que sempre aconteceu com trajeto de 5km passa a oferecer também a modalidade de 21km. A largada está programada para 6h30, mas as intervenções no local já começaram e um esquema especial de trânsito foi preparado. A competição é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Federação Estadual Rio de Atletismo.
Entre os grandes nomes esperados para esta edição está o de Jéssica Ladeira. Maratonista, a atleta já morou em Maricá e retorna à cidade para a competição:
“Morei por cinco anos na cidade e já fui campeã da corrida da cidade. Fico muito feliz em ver a organização dessa meia maratona, até por conta da estrutura e da organização, que estão impecáveis. Espero que o esporte cresça ainda mais na cidade”, contou a atleta, que corre desde os 7 anos por incentivo do pai: “Ele também é maratonista e me incentivou. Aos 14 me tornei atleta profissional e abracei o esporte com força como forma de mudar a minha vida e da minha família”.
Depois da largada às 6h30, os atletas terão uma hora para concluir a corrida de 5km; e três horas para a meia maratona. Os corredores terão pontos de hidratação a cada 3km e lanchinho. As inscrições foram gratuitas e os kits dos atletas serão entregues no sábado (19/10), das 9h às 16h, na Avenida Beira Mar, na altura da Rua da Passagem 9, em frente ao Bar e Restaurante Estrela do Mar. Vale frisar que a retirada do kit será somente no sábado, sem a opção de retirar no domingo da corrida.
Corrida
Largada e chegada ficam no mesmo ponto: a Avenida Beira Mar, em Itaipuaçu, em frente ao Bar e Restaurante Estrela do Mar e da Rua da Passagem 9. Todos os inscritos que completarem as provas no tempo estipulado para cada modalidade receberão medalhas. Haverá, no entanto, premiação especial com troféu para do 1º aos 3ª colocados no 5k; para o 1º ao 3º colocados no 5k moradores de Maricá; para o 1º ao 5º colocados no 21k; para o 1º ao 5º colocados no 21k moradores de Maricá; e PCDs de acordo com a inscrição das categorias. As premiações não são separadas por gênero.
Esquema de trânsito
A organização da corrida informa que a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) fará algumas interdições na Orla de Itaipuaçu e em algumas outras vias por conta do evento. O trecho da orla que compreende a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1) e a Passagem 9 estará fechado a partir das 21h de sábado (19/10).
Na madrugada de domingo (20/10), as equipes da Sectran iniciarão a colocação das grades. Como a maratona tem sua largada em direção ao Peixão, à medida que o último atleta realizar o retorno, a via será liberada, por parte, no sentido Recanto, o que deve ser iniciado por volta das 9h de domingo.
No sentido oposto, quando os atletas retornarem no final da Orla em direção ao Recanto, a liberação da via também será feita por partes, a partir das 10h, incluindo a Rua Nossa Senhora Aparecida, a Avenida do Canal, a Rua Oscar Niemeyer, a Avenida Zumbi dos Palmares e um trecho da orla até a Passagem 9.
A partir deste horário, ficará interditado apenas o trecho utilizado para concentração, largada, chegada e premiação dos atletas.