A instalação dos 390 radares nas rodovias estaduais do Rio de Janeiro foi paralisada. O motivo é que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) determinou a suspensão dos pagamentos às duas empresas responsáveis por implantar os equipamentos, por suspeita de irregularidades na licitação e indícios de sobrepreço. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), órgão que contratou os serviços, as medidas necessárias já foram tomadas, como a paralisação das instalações e a suspensão do contrato.
De acordo com o TCE-RJ, também há suspeita de vínculos entre os licitantes, descumprimento de intervalo entre lances (como previsto no edital), sobrepreço que ultrapassaria R$100 milhões e cotação considerada fora da média de mercado.
Leia também: Brasil conquista primeira vitória na Copa, mas perde Raphinha por lesão
Anunciado em março deste ano, o acordo determinava a instalação de 390 redutores de velocidade em estradas do interior do estado. A previsão inicial era que, até junho, todas as rodovias estaduais estariam com novos radares em funcionamento.
Veja abaixo a nota enviada pelo DER-RJ ao Jornal Folha da Terra:
“O DER informa que já adotou as medidas necessárias para o cumprimento das determinações do Tribunal de Contas do Estado, determinando a paralisação e suspensão da execução do contrato e prestará os esclarecimentos necessários no âmbito do processo.
O DER reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a segurança viária nas rodovias estaduais.
As determinações do Tribunal serão integralmente respeitadas pela nova gestão do órgão“, informou.
Vale lembrar que, em junho deste ano, a presidência do DER-RJ mudou. Desde então, a coronel da Polícia Militar, Gabryela Reis Dantas, ocupa o cargo.
O DER-RJ e as empresas têm 15 dias para apresentar uma manifestação sobre as suspeitas.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.