Tanguá, conhecida como capital estadual da laranja, recebe nesta terça-feira (11) o 1º Fórum de Inovação Agrícola. O evento tem como foco debater inovações tecnológicas e sustentáveis, principalmente para a área da citricultura, além de apresentar o Projeto da Biofábrica de Mudas Certificadas.
O evento contou com a presença do Secretário Nacional de Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, além de representantes da UENF, IFF, Embrapa, Emater-Rio, Pesagro, Faperj, Ministério da Agricultura, Secretaria de Estado de Agricultura do RJ e outros órgãos voltados ao desenvolvimento agrícola.
O Projeto da Biofábrica de Mudas Certificadas tem como objetivo reduzir o uso de agrotóxicos na produção dos alimentos. Além da criação de um banco de germoplasma – conjunto de material genético de uma espécie – permitindo a preservação e aprimoramento das variedades regionais de laranja.
Leia também: Prefeitura de Rio Bonito convoca mais de 190 aprovados em concurso público

Entre 13h e 17h, na Sala Ana Maria Gac, a programação do evento contou com diversas palestras sobre usos de tecnologias na agricultura, bioinsumos, ações que visam aprimorar a citricultura, além de um painel com a presença do Secretário Nacional de Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.
O prefeito Rodrigo Medeiros comentou sobre a realização do fórum na cidade. “A citricultura é um pilar econômico de Tanguá, e investir em tecnologia significa garantir um futuro próspero para nossos produtores. O fórum será um espaço estratégico para construirmos soluções que beneficiarão toda a região”.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Tanguá recebe 1º Fórum de Inovação Agrícola […]