Maricá transforma escadaria em galeria de arte a céu aberto

às
WhatsApp Image 2025-03-17 at 11.08.37 (1)
Foto: Bernardo Gomes

A cidade de Maricá agora tem uma galeria de arte a céu aberto. A escadaria da Boa Vista, que fica no cruzamento das ruas Carlos Rangel e José DiGiorgio, no Centro, ganhou ilustrações do artista visual paulistano Alexandre Keto. As imagens retratam, as paisagens da cidade, plantas, pássaros e os povos originários que habitaram a localidade.

Segundo Keto, a ideia é mostrar os traços que são marcantes em Maricá desde sempre e de forma permanente.

“Eu procuro a durabilidade no meu trabalho, isso desde o material que utilizo, seja acrílico, cimento ou argila. Hoje em dia as coisas são muito efêmeras, descartáveis, e as redes sociais refletem isso”, explicou. “Pelo que observei na cidade, dá para fazer bastante coisa à vista das pessoas. E esse é o nosso trabalho, o de democratizar a arte. Temos de chegar onde as pessoas têm acesso e mostrar que a vida é mais do que a realidade que elas conhecem”, completou o artista visual.

galeria de arte a céu aberto. Maricá transforma escadaria da Boa Vista em galeria de arte a céu aberto, no Centro da cidade.
Galeria de arte a céu aberto é feito em escadaria – Foto: Bernardo Gomes

O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, destacou a humanização na arte. “A transformação da escadaria da Boa Vista na primeira galeria de arte a céu aberto é uma forma de humanizar a cidade e construir narrativas e linguagens que dialogam com a Cidade das Utopias e com o comportamento social no nosso território, estabelecendo uma troca simbólica com a natureza”, disse.

Além disso, leia também sobre a fábrica de perfumes que Maricá pode ganhar.

A escadaria

Criada há mais de 40 anos, a escadaria da Boa Vista dá acesso à parte alta do Centro da cidade. Quem sobe todos os degraus consegue contemplar a vista de toda a região central e da lagoa de Araçatiba.

O artista

Nascido e criado na região da Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo, Alexandre Keto tem 37 anos e começou ainda adolescente no grafite, conhecendo depois outras formas de arte por meio de um programa social. Com obras à mostra em cidades do Brasil e do mundo, ele conta que sua inspiração vem de artistas como Vik Muniz e a dupla conhecida como ‘Os Gêmeos’, formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias