Maricá transforma escadaria em galeria de arte a céu aberto

às
WhatsApp Image 2025-03-17 at 11.08.37 (1)
Foto: Bernardo Gomes

A cidade de Maricá agora tem uma galeria de arte a céu aberto. A escadaria da Boa Vista, que fica no cruzamento das ruas Carlos Rangel e José DiGiorgio, no Centro, ganhou ilustrações do artista visual paulistano Alexandre Keto. As imagens retratam, as paisagens da cidade, plantas, pássaros e os povos originários que habitaram a localidade.

Segundo Keto, a ideia é mostrar os traços que são marcantes em Maricá desde sempre e de forma permanente.

“Eu procuro a durabilidade no meu trabalho, isso desde o material que utilizo, seja acrílico, cimento ou argila. Hoje em dia as coisas são muito efêmeras, descartáveis, e as redes sociais refletem isso”, explicou. “Pelo que observei na cidade, dá para fazer bastante coisa à vista das pessoas. E esse é o nosso trabalho, o de democratizar a arte. Temos de chegar onde as pessoas têm acesso e mostrar que a vida é mais do que a realidade que elas conhecem”, completou o artista visual.

galeria de arte a céu aberto. Maricá transforma escadaria da Boa Vista em galeria de arte a céu aberto, no Centro da cidade.
Galeria de arte a céu aberto é feito em escadaria – Foto: Bernardo Gomes

O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, destacou a humanização na arte. “A transformação da escadaria da Boa Vista na primeira galeria de arte a céu aberto é uma forma de humanizar a cidade e construir narrativas e linguagens que dialogam com a Cidade das Utopias e com o comportamento social no nosso território, estabelecendo uma troca simbólica com a natureza”, disse.

Além disso, leia também sobre a fábrica de perfumes que Maricá pode ganhar.

A escadaria

Criada há mais de 40 anos, a escadaria da Boa Vista dá acesso à parte alta do Centro da cidade. Quem sobe todos os degraus consegue contemplar a vista de toda a região central e da lagoa de Araçatiba.

O artista

Nascido e criado na região da Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo, Alexandre Keto tem 37 anos e começou ainda adolescente no grafite, conhecendo depois outras formas de arte por meio de um programa social. Com obras à mostra em cidades do Brasil e do mundo, ele conta que sua inspiração vem de artistas como Vik Muniz e a dupla conhecida como ‘Os Gêmeos’, formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias