Gilberto Gil será o grande homenageado da Festa Literária Internacional de Maricá

às
FOTO PARA SITE MODELO

A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) promete ser a maior edição do município e homenageará o cantor, compositor e imortal Gilberto Gil, um dos principais nomes da música brasileira, que também ganhará uma praça com o seu nome no evento, que acontece entre os dias 19 de setembro e 1º de outubro, no bairro Itaipuaçu. O artista receberá no próximo dia 10/09, durante a ciranda literária do estande da Academia Brasileira de Letras, na Bienal do Livro, o convite oficial de um aluno da rede de ensino de Maricá, escolhido em concurso literário para leitura e entrega de uma caneta de pena estilizada e a chave da cidade.

A Flim reunirá outros grandes nomes da literatura e da cultura, entre eles, estão confirmadas as presenças do filósofo Leandro Karnal, Frei Betto, compositor Nei Lopes, o ator e roteirista Hélio de La Peña, o jornalista Juca Kfouri, a bailarina Ana Botafogo; os escritores Sonia Rosa, Ondjaki, Rossandro Klinjey, Roger Mello, Israel Neto, Luiz Antônio Simas, Pastor Ed Renê, Maria Chocolate, Felipe Eugênio e Eliana Alves Cruz. Além dos convidados, participam ainda 50 escritores da cidade de Maricá. Durante o evento, haverá uma extensa programação com palestras, debates e rodas de conversa, que vão reunir escritores, convidados, professores, filósofos e chefs para um bate-papo com o público.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou que a festa literária volta a Itaipuaçu após o sucesso da edição de 2022 e desta vez com grandes nomes da literatura nacional. “A feira representa a dimensão do que não podemos perder, que é a capacidade de formar estudantes com senso crítico porque a única coisa que é imponderável é o poder transformador da educação na sociedade”, declarou Fabiano.

Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura terá mais de 100 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. O Espaço Criança vai abrigar a Vila Pé de Maricá, em alusão a árvore que dá nome ao município, e contará com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil. Já o espaço Porão Cultural será reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abrigará 154 estandes de vendas de livros e na Tenda Festart haverá um amplo espaço com pufs para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se será um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.

Palco Multicultural terá Adriana Calcanhoto, Zélia Ducan e Maneva

Além de um amplo espaço gastronômico com diversos restaurantes, que funcionará na Praça Camburi, o Palco Multicultural receberá diversos shows de artistas locais e da música nacional. Nos 13 dias de evento passarão pelo palco grandes nomes, como Adriana Calcanhoto, Zelia Duncan, a banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. Também se apresentam no local o Teatro Mágico e a cantora maranhense Flávia Bittencourt.

Secretário municipal de Educação, Márcio Jardim explicou que o evento é uma grande festa cultural que movimentará a cidade por duas semanas. “As pessoas poderão trocar livros e será uma oportunidade das nossas crianças e jovens descobrirem sobre esse universo encantador que os livros proporcionam”, afirmou.

Mumbuca Literária

Este ano, os vouchers para compra de livros foram batizados de “Mumbuca Literária” em referência à moeda social de Maricá. Serão distribuídos 35 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual, como ocorreu nas edições anteriores. Também serão contemplados os estudantes do projeto municipal de alfabetização: “Sim, eu posso”.

A novidade é que, pela primeira vez, os aposentados da Secretaria de Educação de Maricá e os alunos do Passaporte Universitário (programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas) também terão direito ao voucher. O valor do “Mumbuca Literária” será o equivalente a R$ 200, exceto para alunos do Passaporte Universitário que terão direito a vouchers de R$ 100.

Serviço

Festa Literária Internacional de Maricá

Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023

Horário: 8h às 20h

Endereço: Rua Van Lerbergue, 249, altura da Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu

A programação completa será divulgada em breve

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias