Instituto Vital Brazil completa 100 anos em junho

às

Fundado em 3 de junho de 1919, por meio de contrato firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o cientista Vital Brazil Mineiro de Campanha, o Instituto Vital Brazil completa 100 anos de serviços prestados à saúde e à ciência brasileiras. Inovador em diversos campos, o IVB teve papel fundamental em diversos momentos marcantes. Foi por meio de pesquisas realizadas em sua sede que a vacina BCG entrou no país, em 1925. Foi também o pioneiro na produção de soro antiescorpiônico e soro antiaracnídeo no Brasil, graves problemas que ainda hoje afetam milhares de pessoas no país.

O secretário de estado de saúde Edmar Santos ressalta o legado de vanguarda que o Instituto Vital Brasil representa para o país e o estado. “Aproveitamos essa data para nos inspirar nessa história de inovação e pioneirismo na saúde e ciência. Estamos trabalhando para que esse também seja o futuro, não somente do instituto, como também uma diretriz para a forma como pensamos as políticas públicas de saúde no Rio de Janeiro”, afirmou.

Em sua centenária história, o instituto produziu mais de 350 milhões de unidades injetáveis (soros, vacinas, entre outros), mais de 2 bilhões de unidades de sólidos (comprimidos e drágeas), e mais de 110 milhões de unidades de líquidos (xaropes e suspensões). Com isso, são mais de 2,4 bilhões de unidades de soros, vacinas e medicamentos que foram distribuídos pelo país.

E essa história de inovação continua sendo construída. Esse é um dos principais focos da gestão do instituto, como explica o presidente Rodrigo Pozzan. “Nosso objetivo agora é recuperar esse viés pioneiro e planejar os próximos 100 anos. Para isso, estamos trabalhando em três eixos: reformas e reestruturação para aumento da produção; aproximação com a academia; e desenvolvimento de novas tecnologias, como um soro para picadas de abelhas e um selante produzido a partir de veneno de cascavel para cicatrização de feridas, ambos feitos em parceria com a Faculdade Botucatu, da Unesp, e entrando em fase final de testes junto ao Ministério da Saúde.”

Para comemorar o aniversário de 100 anos, será realizado um evento especial no dia 17, no Teatro Municipal de Niterói, com um recital de Eduardo Monteiro, pianista e diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A família do cientista fundador que dá nome ao instituto estará presente. Também está sendo planejado um ciclo de palestras ao longo do ano, com calendário a ser divulgado.

O Instituto Vital Brazil hoje é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias