Você tem alguém com talento para artes marciais em sua família? Agora imagina ter três. Essa é a história da família Freitas, que mora no bairro Mutuapira, em São Gonçalo. Os irmãos Samara (15 anos), Darllan (13 anos) e Talyta (10 anos) compartilham o amor pelo jiu-jitsu desde pequenos. Os jovens são talentosos e já foram reconhecidos como campeões em diversos campeonatos, mas os custos para competir são caros e é isso que a família busca resolver através da venda de trufas e rifas.
De acordo com Luana, as crianças começaram a querer praticar esportes marciais desde cedo, com o incentivo do pai.
“Nossa história começou pelo meu marido que sempre gostou muito de arte marciais, porém, devido ao fato de termos casado muito cedo e logo depois nossa filha nasceu, ele teve que interromper a prática do esporte por conta do dinheiro e acabamos tendo dificuldades e ele não pôde voltar. Porém, ele sempre ensinou as crianças em casa o que ele já sabia. A partir daí, há sete anos atrás, conhecemos o professor Alexandre Cruz que nos apresentou ao Projeto Vencedores de Cristo/Iconjiu-jitsu e desde então estamos fazendo parte dessa família”, relatou Luana.
Desde então, as crianças vêm treinando e desenvolvendo seus talentos no jiu-jitsu. Os jovens já participaram de campeonatos do esporte, como o nacional, o sul-americano, o estadual, a Copa Rio das Ostras, a Copa Mineirinho, a Favela Kombat, entre outros. Apesar do sucesso, a família acaba tendo muitos custos com passagem e kimonos. Por isso, no último mês, os Freitas tiveram a ideia de organizar uma rifa e vender trufas para arrecadar um dinheiro para ajudar no custo dessas despesas.
“As crianças sonham em crescer no esporte e atualmente correm atrás para ir novamente para o brasileiro, porém, no momento, encontro-me desempregada e meu esposo está afastado do trabalho devido a um problema na coluna. Então, resolvemos fazer uma rifa para tentar ajudá-los e, vendo o esforço deles, a amiga Patrícia Ferreira da Doce Feitiço, que também faz parte do projeto Vencedores de Cristo/Iconjiu-jitsu, resolveu ajudá-los fazendo trufas para que eles pudessem vender e assim também divulgar o trabalho dela”, disse Luana.
Com todo o esforço da família, eles conseguiram chamar a atenção da loja Startfinance que se propôs a ajudá-los a irem para São Paulo com o objetivo de encarar o próximo desafio das crianças, que é a Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que ocorrerá nos próximos meses. No entanto, a rifa e as trufas ainda são necessárias para que as crianças realizem o sonho de ir para o brasileiro e para o Pan Kids, que é uma competição internacional.
A família está vendendo as trufas nos sabores maracujá, ninho, paçoca, brigadeiro, limão e coco no valor de R$2,00 pelas ruas de São Gonçalo. Já as rifas para concorrer ao prêmio de um chocolate de 108g da Cacau Show são R$5,00. Para quem tiver interesse em ajudar a família, encomendar as trufas, compras as rifas ou em conversar com os atletas sobre algum patrocínio, basta entrar em contato pelo número de Luana, que é o (021) 98085-2047.
Fonte: Jornal O São Gonçalo