Justiça determina multa diária de R$ 200 mil para concessionária de energia em Niterói

A Enel informou através de Nota, que normalizou o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o fornecimento afetado no último sábado (18)
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Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

Assim como em outras dezenas de cidades do estado, moradores de Niterói, uma das cidades mais afetadas, ficaram sem luz por conta da ventania do último sábado (18), que inclusive impediu a realização do show da cantora Marisa Monte, na Praia de Icaraí, em comemoração ao aniversário da cidade. Durante a semana, os usuários relataram diversos prejuízos, o que fez com que o prefeito Axel Grael acionasse a Justiça para resguardar os direitos dos usuários. A Justiça acatou o pedido da prefeitura pelo restabelecimento da energia. Na segunda-feira (20), a Justiça determinou a religação da luz e fixou multa diária de R$ 100 mil caso a empresa não cumprisse. O descumprimento fez com que a Justiça dobrasse a multa na última quarta-feira (22), para R$ 200 mil por dia. Segundo a empresa, o fornecimento está normalizado.

Segundo a Prefeitura, na data da última decisão, cerca de dois mil domicílios na cidade ainda estavam sem luz desde sábado.

“A Justiça tomou a decisão depois que a Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou com um pedido na Segunda Vara Cível informando o descumprimento por parte da empresa e solicitando aumento no valor da multa diária e aplicação de outras sanções”, comunicou o Executivo.

Na segunda-feira (20), moradores realizaram protestos pedindo a volta da energia. Os manifestantes bloquearam trechos da BR 101 que passam pelas duas cidades durante vários momentos do dia. Eles atearam fogo em objetos provocando nuvens de fumaça no Centro e Zona Sul.

O Ministério Público do Estado do Rio também instaurou um procedimento administrativo para apurar as falhas da concessionária em Niterói. O procedimento busca saber os motivos da demora nos reparos na rede elétrica que deixou diversos bairros sem luz. Segundo a Prefeitura, a cidade registrou um recorde na velocidade dos ventos em sua história, chegando a 137 quilômetros por hora.

Na tarde da última terça-feira (21), a concessionária Enel informou através de nota: “a empresa informa que 98% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado (18/11) na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.

A empresa mobilizou um reforço ainda maior de equipes entre ontem (20) e hoje (21), principalmente nas cidades mais afetadas, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes”.

Na tarde desta sexta-feira (24), a Enel enviou a seguinte nota oficial à redação da Folha:

“A Enel Distribuição Rio informa que normalizou o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o fornecimento afetado no último sábado (18), quando uma tempestade atingiu a área de concessão da empresa.

O trabalho continua nos atendimentos a casos específicos de ocorrências originadas nos dias seguintes à chuva.

O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.

Cerca de 900 equipes seguirão atuando na área de concessão ao longo desta semana para acelerar o atendimento.

Como as emergências foram espalhadas em diferentes pontos específicos e a destruição da rede afetou vários locais ao mesmo tempo, o restabelecimento do serviço ocorreu de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas”.

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