Itaboraí realiza capacitação em arboviroses com ênfase em Chikungunya

às

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí, por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou na última quinta-feira (24) no auditório da Secretaria a capacitação em arboviroses, com ênfase em Chikungunya, destinados aos médicos e enfermeiros da rede de Atenção Básica e Policlínicas. O evento, organizado pela Vigilância Epidemiológica teve como objetivo ampliar o olhar para a suspeita, diagnóstico e tratamento oportuno da doença, visando à redução de casos graves e óbitos.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carolina Lima, relatou que em 2016 ocorreu uma epidemia de Zika e em 2018, de Chikungunya. Por isso, os profissionais da rede que atendem a população devem estar preparados. “Todos os anos, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEPS), nós realizamos a capacitação em Arboviroses, para os profissionais de saúde do município. Ainda mais quando se trata de uma doença nova como a Chikungunya, que demonstrou mudanças nas suas características no momento em que chegou à população brasileira, quando comparada à ocorrência dela em outros países”, afirmou Carolina.

Considerando que no verão o número de casos suspeitos de arboviroses aumenta devido ao calor, maior frequência de chuvas e o consequente aumento da população dos mosquitos transmissores, há necessidade de reciclagem dos profissionais. O médico infectologista da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Gustavo Magalhães, esteve ministrando a palestra sobre arboviroses, abordando temas como a transmissão da doença, diagnóstico, sintomas, formas de tratamento, fluxo, entre outros. Além disso, esteve presente o Núcleo descentralizado de Vigilância em Saúde, da Metropolitana II da Secretaria Estadual de Saúde.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde em Itambi, Ana Paula Paz, participou da palestra e ressaltou a importância das capacitações. “É nestes momentos que podemos ser orientados e preparados para atender a população da melhor forma, em caso de suspeita desta doença”, relatou.

A Chikungunya é uma doença transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue, febre amarela e zika vírus. Dentre os sintomas da doença estão febre, dor articular intensa, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Quem apresentar os sintomas da doença deve procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias