São Gonçalo, Niterói e as demais cidades que fazem parte do Leste Metropolitano são apontadas como as mais violentas de todo o Grande Rio no mês de setembro, segundo levantamento da plataforma Fogo Cruzado.
Apesar de ter ficado atrás da Zona Norte do Rio e empatar com a Baixada Fluminense em número de tiroteios, a área concentrou no mês passado quase a metade do número de baleados na Região Metropolitana. Quarenta e oito por cento de vítimas de confrontos estão na área que compreende as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Tanguá.
Sozinho, São Gonçalo foi o município mais violento. Embora tenha ficado atrás da cidade do Rio em número de tiroteios a região teve 51 baleados no mês. Do total, 21 morreram. O que equivale a 81 por cento do total de atingidos por disparo de arma de fogo em todo o Leste Metropolitano.
Segundo a diretora-executiva da plataforma Fogo Cruzado, Cecília Oliveira, os números da violência na região refletem a desigualdade social da maioria das cidades da região.
Do total de 286 tiroteios no Grande Rio, 78 foram na Zona Norte da capital, 68 na Baixada Fluminense, e mais 68 no Leste Metropolitano. A área teve as duas chacinas registradas pela plataforma Fogo Cruzado na Região Metropolitana.
Sete, das cinco vítimas de bala perdida; três, dos seis adolescentes atingidos e o único idoso baleado em todo o Grande Rio são do Leste Metropolitano.
Crédito: bandnewsfmrio.com.br