Depois de 10 anos desativada a Liga Riobonitense de Desportos voltou às atividades com uma super competição, a Taça Rio Bonito de Futebol Juvenil. A disputa acontecerá no Motorista Futebol Clube a partir das 8h da manhã deste sábado (7), com a presença do Castelo F.C., Cruzeiro F.C., Rio Bonito A.C. e Motorista F.C..
Para o presidente da Liga, Ossian Silva, essa competição terá um caráter festivo pela volta das atividades da instituição, mas também será levada a sério, já que dela, sairão os representantes da cidade para o Campeonato Estadual de Ligas da Federão de Futebol. A entidade é filiada a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
“Além do caráter competitivo e festivo que envolve a competição, essa taça servirá de base para resgatar as competições entre os clubes, além de avaliarmos as equipes e definirmos pelo representante da Liga que participará do Campeonato Estadual de Ligas da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro que acontecerá nos próximos meses de junho e julho”, disse Ossian.
A Liga
Fundada há 69 anos, a Liga Riobonitense de Desportos ficou 10 anos desativada e desde 2019 voltou a funcionar. Ossian conta que desde então precisou ‘arrumar a casa’ para que a instituição voltasse à ativa.
“Estou presidente desde maio de 2019, porém, quando assumimos, tivemos que refazer a Liga na sua estrutura física e documental, considerando o péssimo estado de conservação da sede, falta de documentos, mobiliário, além de algumas inadimplências. Fizemos toda essa parte durante 2019, deixamos a Liga 100% legalizada e em 2020, quando íamos iniciar as competições, veio a pandemia e tivemos que cumprir os decretos paralisando as competições por esse período”, lamenta.
Importante instituição esportiva da região, Ossian lembra ainda de alguns dos nomes de atletas do futebol riobonitense que se despontaram nas competições da Liga, e que agora estão fazendo sucesso mundo à fora.
“Alguns atletas de Rio Bonito de futebol profissional surgiram de competições de base realizadas pela Liga ou até mesmo pelos próprios clubes da cidade, com passagens em grandes Clubes de futebol do Brasil e do exterior, como Wellinton Souza (ex-jogador do Flamengo, atual Becikat- Turquia), Marcelo Oliveira (Operário – PR), Maicon Douglas e Wallace (CRB – AL), e Filipe (13 F.C. – PR). Entre alguns exemplos de atletas profissionais que já encerraram a carreira, estão Flavinho, Ari (Déo), Bernardo Oliveira, e muitos outros”, relembra o presidente.
Lívia Louzada