“Natal Brasilidade 2025”. Esse é o nome da festa natalina que a Prefeitura de Maricá anunciou na última quarta-feira (22), em uma coletiva de imprensa que aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Inspirado no brasão da cidade, o Natal de Maricá vai mostrar elementos da cultura da cidade e do Brasil através da ornamentação em sete pontos da cidade e também da parada natalina. O Natal Brasilidade começa no dia 22 de novembro e vai até 6 de janeiro. Já o desfile de natal, acontece entre os dias 22 de novembro a 28 de dezembro.
Segundo o reitor da Universidade do Carnaval de Maricá, o carnavalesco Milton Cunha, que assina a direção artística e criativa do evento, serão 22 noites de desfile, sempre às 20h, de quinta a domingo, inclusive nos dias 24 e 25 de dezembro, tudo na orla de Araçatiba. Assim como no carnaval, a parada terá carros alegóricos, alas e cerca de mil pessoas participando.

“O ‘Natal Brasilidade’ nasce para celebrar a beleza do nosso povo, da nossa cultura e das nossas raízes. Maricá é hoje o palco de uma verdadeira revolução estética e afetiva, onde o Natal ganha cores, ritmos e narrativas tipicamente brasileiras. A Parada Iluminada celebra a utopia de uma sociedade justa, igualitária e democrática. Este projeto mostra que é possível inovar sem perder a essência, transformando o Natal em uma experiência sensorial, educativa e emocionante, que valoriza a arte, os talentos locais e o orgulho de ser brasileiro. Mais do que uma decoração, é um convite para o Brasil olhar para Maricá como um novo polo criativo e turístico”, conta Milton.
Além do desfile, a decoração de Natal também se estenderá nos seguintes pontos: Parque Nanci, orla de Araçatiba, Praça do Boqueirão, Itaipuaçu, Camburi, Flamengo e Ponta Negra. Nessas localidades, as atrações e os brinquedos funcionarão de 14h às 20h de quinta à domingo. De acordo como presidente da Codemar, Celso Pansera, todas as atrações do Natal serão gratuitas, porém, algumas necessitarão de reserva prévia para melhor organizar. As marcações devem ser feitas através de um aplicativo que será divulgado em breve.
Durante a coletiva, Pansera e o coordenador geral do Natal Brasilidade e presidente da MARÉ (Maricá, Arte, Roteiro e Experiências), Antônio Grassi explicaram que a intenção é que o evento natalino de Maricá se transforme em uma referência no Brasil, atraindo turistas de todas as partes do Estado e do país, como acontece em cidades da região Sul, por exemplo, pra onde turistas viajam para acompanhar a abertura das comemorações de Natal. Com a iniciativa, o objetivo é valorizar os trabalhadores locais, comércio e desenvolvimento econômico.
“Pensar o Natal como um grande evento é reconhecer nele uma oportunidade de transformação para a cidade. A festa natalina não apenas celebra o espírito de união e alegria, mas também movimenta a economia local, gera empregos e atrai visitantes. Ao promover um Natal vivo, com identidade própria, Maricá se projeta no cenário nacional e, em alguns momentos, até internacional, reafirmando o quanto as atividades culturais e turísticas podem trazer um retorno imensurável para a população e para a imagem da cidade”, pontuou Grassi.
Por Lívia Louzada
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu blog: Baixar stories