O chamado “passaporte da vacina” para acessar locais fechados de uso coletivo começa a ser exigido na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A medida, que já está em vigor, é semelhante à que acontece na capital fluminense desde o dia 15 de setembro, e marca o início da fase 1 do Programa Novo Normal Niterói, conjunto de regras definidas para os próximos meses da cidade.
A partir do dia 1° de outubro, as praias de Niterói estão reabertas, com a suspensão do uso de máscara na faixa de areia, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
A fase de flexibilização também permite o funcionamento de casas noturnas, pubs e boates, com até 50% da capacidade de público. Eventos em ambientes abertos também podem voltar a ser realizados, com a capacidade reduzida para 70%. Para acessar esses locais, todas as pessoas devem comprovar o esquema vacinal completo. O uso de máscara também é obrigatório.
Em bares e restaurantes, o distanciamento entre as mesas foi reduzido para um metro, e os estabelecimentos podem funcionar até às 2 horas.
A comprovação vacinal poderá ser feita por meio do aplicativo Conecte SUS ou caderneta de vacinação, entregue no momento da vacinação pela Secretária de Saúde de Niterói.
Dividido em três fases, o plano passou pelo crivo do comitê científico da cidade e inclui uma lista de ações a ser tomada até janeiro de 2022. As medidas podem ser revistas a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia e das variantes, como a Delta.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, as flexibilizações são possíveis por conta do avanço da campanha de vacinação no município. 99,8% dos adultos niteroienses tomaram a primeira dose da vacina. Na próxima segunda-feira (4), a cidade começa a aplicar a dose de reforço da vacina em profissionais da saúde.
Além desse novo grupo, a Prefeitura de Niterói segue aplicando a dose de reforço em pessoas com mais de 70 anos e que receberam a segunda dose há mais de três meses, e em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.
Niterói também mantém a busca ativa por pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, além da aplicação da segunda dose. Gestantes, lactantes e puérperas contam com prioridade em três postos de vacinação.
Crédito: bandnewsfmrio.com.br