Os órgãos de um único doador do Rio de Janeiro vão beneficiar pelo menos 50 pessoas, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O procedimento não é comum, de acordo com especialistas da pasta.
O doador, de 34 anos, sofreu um traumatismo cranioencefálico em um acidente de moto, e a família autorizou a distribuição dos órgãos. O alto número de beneficiados foi possível já que até os tecidos ósseos serão transplantados.
“Este tipo de doação não é comum, pois a captação óssea é muito delicada e tem critérios mais específicos e rigorosos, além da idade do doador, como o histórico de saúde e outros fatores”, disse Sidney Pacheco, coordenador do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ).
Foram captados os dois rins, fígado, córneas, ossos, coração e tecidos. O doador foi levado, após o acidente, para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Os órgãos foram distribuídos para todo o Brasil.
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros fez o transporte dos órgãos a partir do hospital até as unidades responsáveis pelos transplantes.
Segundo os médicos, rins, fígado, córneas e coração já foram transplantados com sucesso em outros pacientes. Tecidos e órgãos ficarão armazenados em um banco do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e podem ser usados meses depois de serem captados.