A prefeitura de Tanguá implantou na Policlínica Demerval Garcia de Freitas, principal unidade de atendimento na cidade, o serviço de fisioterapia 24 horas. A nova especialidade foi pensada visando atender aos pacientes em situação grave e moderada, que necessitam de suporte respiratório, seja na sala de estabilização (sala vermelha), na sala amarela, no isolamento ou na pediatria.
Além disso, a iniciativa alcança o atendimento na sala amarela para pacientes com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC ou derrame.
Segundo Diego da Silva, fisioterapeuta da unidade de saúde, a ação é fundamental para a prevenção da trombose venosa profunda, que pode afetar os pacientes hospitalizados.
“A importância da fisioterapia em nossa unidade de urgência e emergência é a contribuição com os processos e os eventos de gravidade aos pacientes que aqui adentram, atuando de forma preventiva e evitando os efeitos nocivos de uma internação prolongada. Ela atua de forma ativa na estabilização e reabilitação de um paciente com o quadro mais grave”, disse Diego.
Em visita ao local, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Lopes, comentou sobre a oferta do serviço durante o período da pandemia.
“Essa é uma estratégia que já havíamos adotado durante o período pandêmico e que se mostrou eficaz. Por isso, decidimos estendê-lo tendo em vista a sua importância, além de podermos garantir à população o acesso a esse serviço em caso de urgência”, pontuou.