Por que pinschers e cachorros pequenos tremem tanto?

às
cachorro

Hoje vamos falar daqueles cãozinhos que assustam muita gente – incluindo o autor deste artigo. Se você já teve a sorte de ter um pinscher, ou qualquer outro cachorro de porte pequeno, deve ter notado que eles tremem exageradamente quase o tempo todo.

Mas por que isso acontece? Será que eles estão sempre com medo? Ou será que estão com frio? Se você está curioso, veja abaixo as principais causas de tremores em cães pequenos!

1. Fisiologia

O primeiro e principal motivo, mas não tão óbvio, é que cães pequenos têm uma taxa metabólica mais alta do que os maiores, o que significa que eles precisam de mais energia para se aquecer. Então, se você ver seu pinscher tremendo, não se preocupe, é apenas o aquecimento pré-show!

Além disso, o tremor do seu cachorro pode ser causado por uma necessidade urgente de fazer xixi ou cocô. Se você notar que seu cão está choramingando, arranhando a porta ou tentando chamar sua atenção, provavelmente ele precisa sair de casa para fazer suas necessidades.

2. Medo e ansiedade

Quando o seu canino se sente nervoso, ele pode tremer. Nesses casos, é comum notar suas orelhas retraídas e uma possível tentativa de evitar o que o esteja afligindo.

As possíveis causas para o medo do seu cão podem variar desde a presença de um visitante indesejado em casa, até o som alto dos trovões ou dos fogos de artifício.

3. Excitação

Seu cachorro pode estar tremendo por ter detectando a presença de algum outro animal, por ter farejando algum odor estranho, ou até mesmo escutado um barulho incomum.

Além disso, ele pode tremer no carro ou enquanto se prepara para um passeio. É meio que o frio que sentimos na barriga quando precisamos encarar algo desconhecido. Aliás, é sempre bom lembrar da importância de sempre manter seu cachorro seguro no carro, seja utilizando uma caixa de transporte apropriada ou um cinto de segurança para cães.

4. Açúcar baixo no sangue

Se você tem um cão pequeno, é importante estar atento à possibilidade de hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue. Isso é especialmente importante para filhotes com menos de 3 meses, pois seus corpos podem ainda não conseguir regular adequadamente seus níveis de açúcar. Se seu cão apresentar tremores, fraqueza, letargia ou convulsões, pode ser um sinal de hipoglicemia.

Para cães adultos pequenos, é recomendável oferecer uma guloseima ou lanche entre as refeições para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Fique atento aos sinais de hipoglicemia e mantenha seu cão bem alimentado e hidratado para evitar episódios graves.

Quando o tremor se torna algo sério?
Outras possíveis causas de tremores em cães pequenos podem ser o frio, doenças, velhice ou uma simples busca por atenção. De qualquer forma, é importante ficar atento aos tremores de seu pinscher ou qualquer outra raça de cão pequeno.

Alguns sinais, como inclinação da cabeça, desorientação, tontura aparente e movimentos oculares incontroláveis, quando associados a tremores, podem indicar distúrbios, como uma síndrome neurológica ou nervosa. Qualquer comportamento incomum que persista por mais de 12 horas ou que pareça extremamente grave deve ser comunicado ao seu veterinário.

 

Crédito: megacurioso.com

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias