Prefeitura de Itaboraí promove ações de prevenção de riscos

às

Todos os anos são recorrentes as notícias de desastres como deslizamentos de terra, alagamentos, inundações e tempestades, que resultam em grandes prejuízos sociais e patrimoniais na vida dos cidadãos. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil tem buscado reduzir este risco, realizando ações de prevenção.

O subsecretário da Defesa Civil, Marlon Pina, destacou a importância das ações do município. “Prezamos pela prevenção, que representa a primeira fase da gestão de um desastre, englobando um conjunto de ações, visando evitar a ocorrência dos eventos adversos. Pretendemos ainda levar as capacitações para alunos em sala de aula, pois eles são agentes multiplicadores e levam a informação para seus pais, amigos e outros, assim ajudando a ampliar o conhecimento”, afirmou.

Em Itaboraí estão sendo realizadas palestras e reuniões destinadas à líderes comunitários, visando preparar e informar a população sobre noções básicas de desastres naturais, destacando, ainda atitudes que devem ser tomadas em situação de risco e capacitação nas áreas de primeiros socorros. Também está sendo trabalhado o combate a incêndios, pontos de apoio, caso haja um desastre, e o uso do telefone de contato 199, que funciona 24h, atendendo toda população em casos de emergências.

A cidade conta com sete pluviômetros ativos, instalados em pontos estratégicos, que ajudam a prevenir alagamentos. Os aparelhos servem para medir a incidência pluviométrica (chuvas), que é enviada ao Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais para analisar e emitir relatórios periódicos destes estudos. A equipe da Defesa Civil, em parcerias com outras secretarias, vem realizando ainda o trabalho de limpeza de córregos, canais e rios que cortam o município, ajudando a escoar o grande volume de água das chuvas de verão.

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias