Prefeitura de Maricá promove Sábado Agroecológico em Araçatiba

às

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, promoveu mais uma edição do projeto Sábado Agroecológico (02/10) com palestra sobre Segurança Alimentar, feira de produtos naturais e artesanato, plantio com as crianças, e projeto Caminhão do Peixe. O evento aconteceu na Praça Emilton Santos, em Araçatiba.

A atividade de plantio contou com crianças, moradoras do bairro, que colocaram as mãos na terra para plantar mudas de chicória, rabanete e couve-manteiga. Uma das mais ativas era Clara Lecas, de 8 anos, que afirmou ser defensora da natureza desde muito pequena.

“Isso aqui é muito bom porque motiva as crianças a tratar da terra e buscar alimentação natural, como eu faço. Quero vir aqui de novo para buscar alimentos orgânicos”, disse a menina, que estava com a mãe. “É um trabalho que vai refletir no futuro delas, que são multiplicadoras e naturalmente engajadas. Isso tem uma energia muito boa”, avaliou Ellen Lecas, de 49 anos, que é professora e mora na Barra de Maricá.

Feira de produtos naturais e artesanato

Durante o dia, na Feira de Agricultura Familiar um total de 24 expositores vendiam desde alimentos e bebidas naturais a todo tipo de artesanato, o que também atraiu bastante gente ao longo do dia.

“Gosto muito disso e vim ver as novidades. O bacana é que promove o trabalho desses artesãos”, observou Carolina Martins, moradora do bairro de 72 anos. Ao lado dela, sua vizinha Nirvana Álvares Bezerra, de 83 anos, teve outro olhar para a feira. “É também uma alternativa de passeio para gente, tão pertinho de casa”, disse Nirvana.

Segurança Alimentar

A palestra sobre Segurança Alimentar foi ministrada pelo ativista colombiano Elver Guerrero, que é integrante do Instituto Tierra Libre e atua em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“O Brasil é o quinto maior produtor de alimentos do mundo e, ainda assim, muita gente ainda passa fome aqui. A atual dinâmica da indústria só favorece esse mercado e atinge diretamente a saúde da população. Esse perfil de crise ficou ainda mais evidente durante a pandemia e, por causa dela, o quadro piorou e fez muita gente buscar a produção própria do que consome”, explicou Guerrero.

A coordenadora de eventos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Daiane Cardoso, considerou bem sucedida a ideia de juntar eventos diversos na Praça Agroecológica.

“O que queremos em outras ocasiões é ocupar toda a rotatória com mais atividades dentro desse contexto da agroecologia”, adiantou ela.

 

Veja também

Cheia dos reservatórios evitará acréscimos na conta de luz
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias