Prefeitura promove 10ª Edição do Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart

Iniciativa já homenageou 170 mulheres ao longo de uma década
às
54164948928_7f3bbae89b_o
Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, promoveu nesta segunda-feira (25/11) a 10ª edição do Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart, no Museu Casa de Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. A iniciativa celebra a luta das mulheres em busca de direitos e igualdade de gênero e homenageou 21 mulheres nesta tarde, sendo destaque a sambista Leci Brandão, militante dos Movimentos Negro e LGBTQIA+. Ao todo, durante os dez anos, 170 mulheres, entre personalidades políticas e culturais, anônimas e vítimas de violência já foram honradas.

O Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart, em sua 10ª edição, é uma importante homenagem às mulheres que se destacam em suas ações e contribuições para a sociedade de Maricá.

Prefeitura promove 10ª Edição do Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart
Prefeitura promove 10ª Edição do Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart – Foto: Clarildo Menezes

“O Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart é fundamental para celebrar e reconhecer o protagonismo feminino em Maricá. É muita emoção, é muita gratidão, é relembrar de histórias que nos impulsionam, que nos inspiram, muitas vezes histórias não tão boas assim que são de feminicídio, mas é uma forma também da gente não esquecer e dizer que nós percorremos a justiça, nós queremos justiça. Falar desse prêmio é falar da gratidão, de olhar para trás e ver os passos das nossas ancestrais, ancestrais negras, ancestrais não negras que lutaram ombro a ombro para que nós estejamos aqui hoje reunidos para comemorar a nossa luta, conquistas e celebrar, mais que tudo, a sororidade. Obrigada por todas as parcerias e apoios”, afirmou a secretária Luciana Piredda.

Criado para reconhecer o trabalho e a dedicação de mulheres que impactam positivamente a comunidade local, o prêmio celebra aquelas que promovem melhorias e representatividade em diversas áreas. A edição de 2024 marca uma década dessa iniciativa, que leva o nome de Heloneida Studart, ativista e defensora dos direitos das mulheres, cujo legado é lembrado a cada nova cerimônia. O prêmio tem como objetivo não apenas considerar as mulheres que contribuem significativamente para o desenvolvimento da cidade, mas também inspirar outras a se engajarem em causas sociais.

Leia mais – Maricá tem pré-matrícula para as 77 escolas até o dia 3 de dezembro. Siga nossas redes sociais.

Uma das homenageadas, Hildete Pereira de Melo, destacou que é uma grande honra ter cinco mulheres eleitas em uma cidade. “Fiquei emocionada por uma cidade eleger tantas mulheres. Muito honrada com esse prêmio”, disse.

Vanessa Andrade também agradeceu o prêmio. “Temos mulheres potentes na cidade e precisamos dar oportunidade e visibilidade para elas. Muito obrigada”, falou a escritora e educadora.

Durante o evento aconteceu também a exibição do Curta Metragem sobre a História do Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart; vídeos de mulheres dos movimentos sociais, cerimônia de premiação e coquetel de encerramento, com show da cantora Jô Borges.

Maria Regina da Silva, conhecida como Xuxa, também recebeu o prêmio nesta tarde e destacou a emoção em poder ser uma das escolhidas. “Agradeço a todas as mulheres presentes, pela minha família e a todos. Tenho muito orgulho em trabalhar com a varrição, pois temos mulheres representando em todos os setores. Temos que ter amor por todos”, comentou.

Também entre as homenageadas estavam: Marta Magge, Gislaine Fainer, Jacineide Soares, Cristiane Pires, Maria Aparecida da Silva, Rita Rocha, Christiane de Lima, Kelly Bernardos, Taísse Costa, Thainá Vila, Letícia Flor, Luciene Mourão, Yolimar Simona, Carolina Potiguara, Victoria da Conceição e uma homenagem póstumas à Hildézia Medeiros.

Veja também

Grão moído teve alta de cerca de 33% no acumulado dos 12 meses até novembro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
às
No recurso, governo diz que ideia é bem-intencionada, mas há 'barreiras práticas' para vetar o uso desses valores específicos.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias