‘Novas demandas do cuidado: caminhos que nos unem’ foi o tema da roda de conversa com cuidadores de idosos e agentes comunitários de saúde (ACS), realizada nesta semana, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí. O encontro, promovido pela Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), teve como objetivo orientar os profissionais de saúde sobre como dar o suporte necessário para os familiares.
A roda de conversa contou com a palestra da psicóloga e responsável pela sala de cuidadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Lúcia Portela, sobre o cuidado com a terceira idade e a importância dos profissionais de saúde se cuidarem também. Além disso, profissionais da saúde receberam homenagens, como o cuidador de idoso destaque de 2022.
“As vezes, o paciente não fala com o familiar, mas fala com a equipe, alguém de fora da família, que está com algum medo. Quando isso acontecer, o profissional já pode passar para um familiar no momento da visita. É tentar, como profissional, ouvir, apaziguar e perguntar se já foi falado com alguém da família”, orientou a psicóloga.
De acordo com a coordenadora da Saúde do Idoso, Maria Aparecida Coelho, a roda de conversa também chama a atenção para que os profissionais de saúde cuidem de si para conseguirem tratar do outro.
“Precisamos cuidar do outro, mas também precisamos olhar para dentro. Temos a chance de trabalhar a prevenção com a gente mesmo. Falamos que o autocuidado também é um ato de amor. Precisamos estar bem para cuidar do outro. Durante o mês de outubro fizemos algumas atividades em celebração ao mês do idoso e encerramos com cuidadores que nos ajudam a tornar o idoso a figura principal nas unidades de saúde”, enfatizou a coordenadora.
O evento faz parte das ações realizadas em alusão ao mês do idoso, que tem como objetivo conscientizar sobre o envelhecimento e a importância de proteger e cuidar da população idosa.
Secom Itaboraí