O novo pronto-socorro infantil de Itaboraí ainda não tem data para ser inaugurado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente, a previsão era que ele ficasse pronto em 2018, após o contrato ter sido firmado em 2017, mas ao longo dos anos precisou de adequações para ser executado, inclusive no valor da obra, que em 2023 estava orçada em R$2.746.000, de acordo com a placa de execução, e atualmente está em R$ 5.761.465,10. “O investimento é realizado por meio de convênio, com contrapartida do Município”, relatou o Executivo.
Nesta semana, a Prefeitura informou que “a obra encontra-se na fase de acabamentos interno e externo”. Ainda segundo o órgão, um novo cronograma foi feito para que a unidade finalmente fique pronta, e que já está aprovado pelos órgãos competentes.

“Em conformidade com a Instrução Normativa nº 5/2017 da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia e com as diretrizes da Caixa Econômica Federal, foi elaborado um novo cronograma físico-financeiro (eventograma), já aprovado pela instituição e submetido à análise técnica para fins de reequilíbrio e adequação de prazos”.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), informou que a nova unidade tinha previsão de começar a funcionar no segundo semestre deste ano, mas “devido à necessidade de compatibilizar as intervenções da obra com as atividades assistenciais ininterruptas do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior — especialmente os atendimentos de caráter emergencial — foi necessário readequar o cronograma”.
A informação da Prefeitura é de que são feitos, em média, 133 atendimentos por dia na unidade que existe hoje, o que daria em quase quatro mil atendimentos por mês somente de crianças, ou seja, uma nova unidade estruturada para o atendimento dos pequenos, pode aumentar esses números.
Atendimentos
Em abril, a secretária de Saúde de Itaboraí, Analice Rangel, disse, durante uma visita técnica na obra, que assim que ficar pronta, a unidade vai melhorar a assistência pediátrica em Itaboraí.
“Estamos construindo um espaço pensado exclusivamente para o atendimento pediátrico, com estrutura digna tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Um ambiente acolhedor, eficiente e completo, como nossas crianças merecem. Estamos avançando com responsabilidade, planejamento e muito comprometimento. Essa entrega será um grande passo na melhoria da assistência pediátrica de Itaboraí”, afirmou a secretária.
Estrutura

Na mesma visita técnica, divulgada em abril pela Prefeitura, o projeto do pronto-socorro contaria com: cinco consultórios, uma sala exclusiva para aplicação de medicação, outra para inalação, cinco leitos para atendimento de casos graves e outros cinco leitos de observação.
Na data, a previsão era de que a nova unidade também tivesse farmácia exclusiva para pediatria, cinco banheiros – masculino, feminino e adaptado -, e espaço apropriado para o descanso da equipe de plantão, porém, depois das inúmeras modificações e a falta de previsão de inauguração, os pais e responsáveis de crianças agora só podem torcer para que o pronto-socorro fique finalmente pronto.
Além disso, leia também:
PRF apreende carro roubado com motorista sem habilitação em Rio Bonito
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Por Lívia Louzada
[…] Após 7 anos, o novo pronto-socorro infantil de Itaboraí ainda não tem data para inauguração […]