Uma moradora do bairro Jaconé, em Saquarema, lançou, na semana passada, uma campanha para arrecadar ração para animais abandonados da cidade que foram acolhidos por ela. A ação contou com o apoio de empresários de Saquarema, Araruama, Cabo Frio e Rio das Ostras. Em apenas 3 dias de campanha, a protetora já conseguiu arrecadar mais de 800 kg de ração para gatos e cachorros.
Nas redes sociais, a protetora comentou que “as pessoas podem pensar que 800 kg é muita ração, mas para quem cuida de 80 cães e 60 gatos, não é”, disse a cuidadora.
Os sacos foram divididos em média de 150 kg por projeto. “Juntos conseguimos fazer muito mais, as pessoas e animais precisam de apoio”, explica a protetora. A proteção animal é essencialmente importante para a vida em sociedade, pois vai além do resgate do animal abandonado. A atuação dos protetores envolve a castração, preparação e encaminhamento de cães e gatos para adoção, conscientização sobre a posse responsável por meio de eventos e palestras, além da movimentação em busca de políticas públicas para o setor.
Os protetores esclarecem que o maior problema enfrentado pelos defensores da causa animal é a transferência da responsabilidade. A população também contribui para agravar essas dificuldades, uma vez que algumas pessoas abandonam os animais nas ruas com a intenção de que algum protetor faça o resgate e dê abrigo ao animal.
Crédito: www.atribunarj.com.br