Um recém-nascido, prematuro de 33 semanas, foi transferido pelo helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), neste domingo (5), de Rio Bonito para Macaé depois de apresentar um quadro de insuficiência respiratória. De acordo com informações do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito, o bebê, que tinha poucas horas de vida precisava de uma vaga em uma UTI neonatal, disponibilizada no Hospital Nicola Albano, em Macaé. Uma equipe médica do Samu acompanhou o voo de aproximadamente 25 minutos.
A operação de resgate do recém-nascido contou com a colaboração da Secretaria de Saúde de Rio Bonito e do Hospital Regional Darcy Vargas, que conseguiram a transferência de emergência para o bebê.
O transporte aéreo foi necessário porque a distância entre as duas cidades é de aproximadamente 100 km, e de carro o trajeto poderia durar mais de uma hora e meia, colocando a vida do recém-nascido em risco.
A aeronave partiu do Motorista Futebol Clube, no Centro de Rio Bonito. De acordo com o Samu, a indicação de transferência do bebê foi feita por uma médica de Rio Bonito. Até a publicação desta matéria, o estado de saúde da criança não havia sido divulgado.