Começou ontem, segunda-feira (27), a vacinação bivalente contra a Covid-19, que imuniza a população contra as variantes da doença. Em Rio Bonito, não foi diferente. Na primeira semana de vacinação, até o dia 03/03, a expectativa é imunizar pessoas a partir dos 70 anos, idosos em asilos e pessoas a partir dos 12 anos que sejam imunocomprometidas, ou seja, acometidas de doenças que afetem o sistema imunológico. A bivalente está disponível em Rio Bonito em todos os postos de saúde da cidade e no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco.
A coordenadora de imunização do município, Jane Lima, esclarece que a bivalente pode ser aplicada mesmo em quem só tomou duas doses da vacina anterior contra a Covid. E que para qualquer uma das doses, é necessário respeitar quatro meses de intervalo para a imunização.
“A vacina que estávamos aplicando anteriormente é a monovalente, com o vírus original, hoje estamos fazendo como reforço a bivalente, ela contém o vírus original e suas variantes, como a ômicron. Quem tomou as duas doses de reforço (ou seja, as quatro doses) também deve tomar a bivalente”.
A secretária de Saúde de Rio Bonito, Cintia Machado, pondera que todos do público-alvo serão imunizados, mesmo que em um primeiro momento o cronograma possa sofrer alterações. Ela explicou que poucas doses foram distribuídas no Brasil inteiro, e em Rio Bonito não foi diferente, mas como a cidade receberá semanalmente mais vacinas, todos serão vacinados.
“As doses vêm do governo federal e são distribuídas pelo governo estadual aos municípios. Nesse primeiro momento não foram distribuídas uma grande quantidade, mas não se preocupem, todos serão vacinados”, garantiu a secretária.
A 2ª fase de vacinação contará a imunização de pessoas de 69 a 60 anos, gestantes e puérperas na 3ª fase e na 4ª profissionais da saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e menores de idade cumprindo medidas socioeducativas.
Quem são as pessoas imunocomprometidas?
Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea; Pessoas com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomedidas em atividade e em uso de corticoide em doses 20mg/dia.
Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, 2mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10kg.
Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e pessoas com neoplasias hematológicas.
Cronograma de vacinação
27/02/2023 – Idosos de 90 anos e mais, institucionalizados das residências terapêuticas e imunocomprometidos de 50 anos ou mais
28/02/2023 – Idosos de 85 anos e mais, institucionalizados em longa permanência (asilos), imunocomprometidos de 40 anos ou mais
01/03/2023 – Idosos de 80 anos e mais, imunocomprometidos de 30 anos ou mais
02/03/2023 – Idosos de 75 anos e mais, imunocomprometidos de 20 anos ou mais
03/03/2023 – Idosos de 70 anos e mais, imunocomprometidos de 12 anos ou mais
Por Lívia Louzada
Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito