Rio Bonito deve vacinar pessoas de até 18 anos contra Covid-19 em agosto

às

A expectativa do município de vacinar até o final de agosto toda população a partir dos 18 anos, segue o Programa Nacional Operacional e o Calendário Único do Estado do Rio, mas depende que as doses sejam entregues como previsto, informa a coordenadora de imunização de Rio Bonito, Jane Lima. Ela conta que assim como no resto do Brasil, Rio Bonito tem enfrentado o problema de parte da população não estar voltando para tomar a segunda dose. Rio Bonito já vacinou aproximadamente 24.300 pessoas. Desse total, apenas cerca de 8.500 tomaram a 2ª dose. Esse número reflete dois casos, os que já poderiam ter tomado, mas não retornaram, e os que ainda não podem tomar por conta do prazo de espera. Esse número de imunizados representa quase 50% da população que está apta a se vacinar.

A coordenadora analisa que podem haver dois motivos para o baixo número de imunizados com a 2ª dose, o esquecimento e a reação à vacina. “Muitos esquecem. Por exemplo, a AstraZeneca e a Pfizer, tem o tempo de retorno de 12 semanas. Então é um tempo longo, por isso muitas pessoas esquecem, principalmente aqueles com mais idade. Alguns por apresentarem algum evento adverso na aplicação da 1ª dose, não querem fazer a 2ª dose, então a gente fica naquela fase do convencimento de atender aquele paciente. Por mais que a gente oriente na hora da aplicação que pode ter alguma reação, o paciente as vezes na hora de tomar a vacina não presta muita atenção no que a gente fala. Aí vai para casa, apresenta a reação, e depois não quer fazer a segunda dose”, avalia Jane.

Segundo ela, a Prefeitura faz o acompanhamento de quem ainda não tomou a 2ª dose através dos profissionais dos postos de saúde dos bairros. Ela explica que essas pessoas são cadastradas e os agentes de saúde fazem visitas para saber o motivo de não retornarem. A coordenadora informa ainda que quem tem um parente com problemas de mobilidade ou está acamado, pode se dirigir ao posto de saúde do seu bairro e comunicar para que uma equipe vá até a casa da pessoa e o imunize. Quem mora no Centro, na Região da Rua Pedro Colares, e no bairro Caixa D’Água, pode procurar o Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, localizado no Centro da cidade.

 

Vacinação para quem não mora na cidade

A vacinação fora do município em que a pessoa mora é uma discussão em todo o Brasil. De acordo com Jane Lima, Rio Bonito está vacinando também pessoas que trabalham na cidade, mas para isso, é necessário levar um comprovante. “No início da campanha de vacinação, foi dado muita ênfase para que fossem vacinados os que trabalham conosco, embora morem em outro lugar, e os nossos moradores, por causa das doses recebidas. Agora, como já está todo mundo (os municípios) mais ou menos na mesma idade, no mesmo grupo, no momento da aplicação, a gente está pedindo comprovante de residência ou para levar comprovante do vínculo empregatício daqui”, orienta a profissional.

 

Calendário de vacina de Rio Bonito

Nas redes sociais, as pessoas têm se queixado sobre a divulgação “em cima da hora” do calendário de vacinação da semana. Sobre esse assunto, Jane explica que tudo tem a ver com a chegada das doses no município. “A gente pensa que colocar um calendário muito pra frente sem ter o número de doses já no município, seria muito complicado. A gente costuma fazer o calendário de acordo com o que a gente já tem. Recebemos vacina uma vez por semana, as vezes duas. Temos recebido semanalmente, mas em quantidade de doses pequenas, em alguns momentos recebemos mais. Já teve momento que recebemos 2 mil doses, mas as vezes recebemos pouco mais de 200”, explica ela.

 

Vacina da gripe

Em meio a campanha de vacinação contra Covid-19, outra vacina, popularmente conhecida como vacina da gripe, acabou caindo no esquecimento. Todos os anos, no primeiro semestre, principalmente idosos são o público-alvo da campanha. Mas este ano, o Ministério da Saúde determinou que pessoas a partir dos 6 meses de vida podem se imunizar contra a influenza.

Jane lembra que no ano passado a campanha superou as expectativas em Rio Bonito, e rapidamente o público alvo foi atingido. Mas neste ano, o cenário está diferente. “Ano passado foi muito bom porque rapidamente a gente conseguiu vacinar a população. Muitos acreditavam que a vacina da influenza teria alguma relação com a da covid, mas nesse ano nós tivemos dificuldade porque chegou em um momento em que os pacientes tinham que fazer a segunda dose da covid, e estavam iniciando a vacina contra influenza. Como a vacina da covid está com um intervalo mínimo de 14 dias para (se vacinar com) qualquer vacina do calendário básico, deu uma complicada para a gente atingir esse público da influenza”.

A vacina da gripe, assim como todas as vacinas do calendário base para crianças, adolescentes e adultos, estão disponíveis no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro da cidade.

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias