Rio Bonito sedia encontro dos CEAMS da Região Metropolitana

Rio Bonito sediou o Encontro dos Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (CEAMs) da Região Metropolitana II.
às
rb
Fotos: Lucas Araújo

Rio Bonito sediou o Encontro dos Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (CEAMs) da Região Metropolitana II. O encontro, realizado nesta quarta-feira (22), no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, contou com a presença de representantes dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Maricá e Niterói.

Com o tema “Fim da Violência Contra a Mulher ”, o encontro, que faz parte de uma proposta da Secretaria Estadual da Mulher de capacitação bimestral de profissionais integrantes dos CEAMs, também contou com a palestra da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e psicóloga, Drª Paula Cury, que debateu a troca de vivências das políticas públicas voltadas à mulher, além de refletir sobre as atuações técnicas diante da realidade da violência doméstica, assim como avaliação dos serviços realizados nos CEAMs, e a qualidade do atendimento às assistidas. 

Os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) fazem parte da rede de equipamentos de enfrentamento à violência contra mulher e oferecem acolhimento e acompanhamento interdisciplinar às mulheres em situação de violência de gênero. São espaços de acolhimento e atendimento psicológico, pedagógico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Proporcionam o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o empoderamento da mulher e o resgate da sua cidadania.

Esta é uma iniciativa que fortalece a ação dos centros de atendimento, onde são discutidos os desafios e as melhorias na rotina de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. A ideia é que haja encontros periódicos em municípios diferentes.

“Esse encontro é muito importante para todas nós que trabalhamos nos CEAMs, porque fortalece nossa rede de apoio e a troca de informações, para que possamos estruturar melhor nossas ações. Temos várias questões do nosso dia a dia para compartilhar e essa troca de informações nos ajuda a crescer e a sanar as dificuldades que surgem no nosso trabalho”, afirma Alessandra Medeiros, Coordenadora do CEAM de Rio Bonito, inaugurado em maio do ano passado.

Texto: Denilson Santos

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias