Rio Bonito vai ganhar nos próximos meses, uma delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Foi o que ficou acertado entre o prefeito José Luiz Mandiocão e o presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa, que esteve em Rio Bonito no último dia 4 para participar da cerimônia de lançamento do Alvará Eletrônico no município. A previsão é que, em um mês, a Delegacia já possa estar funcionando.
O secretário municipal de Fazenda e Finanças, Renato Poubel, celebrou o acerto. “Na verdade, esse pedido já foi feito há cerca de dois meses e foi prontamente autorizado pela Junta. Já temos até o local onde a delegacia irá funcionar, aqui no prédio da Prefeitura no Centro, e os equipamentos. Dois funcionários já foram designados para essa nova função e acredito que já em agosto a delegacia já esteja funcionando”, revelou Poubel.
Alvará Eletrônico
Desde o último dia 4, a Prefeitura de Rio Bonito passou a contar com o sistema de Alvará Eletrônico. Através do sistema conhecido como Regin – que integra digitalmente a Receita Federal, a Fazenda Estadual e a Junta Comercial do Estado (JUCERJA) – a Prefeitura passa a emitir as autorizações aos estabelecimentos sem a necessidade de um processo físico a ser levado a cada um dos órgãos municipais. As liberações ou pendências são informadas ao contribuinte por e-mail.
O prefeito José Luiz Alves Antunes, que participou da cerimônia de lançamento, ressaltou que o objetivo da integração digital é eliminar a burocracia, diminuir custos, facilitar a legalização de empresas informais e aumentar a geração de empregos para os munícipes. “É fundamental a gente aumentar a rapidez nos trâmites burocráticos, mas sem deixar de lado a legalidade necessária. Trabalhar com seriedade e transparência. Entendemos que a abertura de novas empresas pode ampliar a geração de emprego e renda para nossa cidade. Agora aguardamos a implantação da Delegacia da Junta Comercial em Rio Bonito”, declarou o prefeito.
O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), Vitor Hugo Feitosa, disse que no mundo atual onde o digital é fundamental a abertura de empresas online é um facilitador para a cidade. “Estamos trazendo para Rio Bonito essa importante parceria da Junta Comercial para a cidade. Abrir uma empresa em duas horas já é realidade e vamos avançar ainda mais, com menos burocracias. Gerar empregos e trazer renda para as cidades é fundamental, principalmente em tempos de crise que vivemos, é um facilitador para Rio Bonito ampliar as oportunidades.