Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de escolarização de crianças e jovens de 6 a 14 anos de idade em Tanguá, é de 98,1% – dados de 2010. Por esse motivo, preservar e ampliar a base educacional é uma necessidade no município. Seguindo esse entendimento, a cidade está próxima de inaugurar dois importantes equipamentos educacionais, uma creche no bairro de Duques e o 4º Centro Educacional de Natação, Dança e Artes Marciais (CENADARTE) na Posse dos Coutinhos.
Além disso, leia outras notícias de Tanguá.
Creche
A primeira creche de Duques deve ser inaugurada, segundo a Secretaria de Educação, no dia 2 de julho, e vai atender cerca de 80 crianças até 3 anos de idade.
Para o secretário de Educação de Tanguá, Luciano Lucio, a inauguração de uma creche vai muito além de uma estrutura pedagógica.
“A gente percebe como isso é fundamental em uma cidade de poucos recursos. Tanguá já nasce com problemas estruturais graves, porque ela nasce fruto de sua pobreza, e não de sua riqueza. A cidade nasceu como a terceira mais pobre do estado. E cada vez mais a gente precisa entender que a família quase toda hoje, precisa trabalhar, isso não é só um cenário nacional. E muita gente não consegue trabalhar. Fora os casos em que as provedoras do lar são as mulheres. Não compensa, muitas das vezes, contratar alguém para cuidar do filho, pois a conta não fecha. Entregar creche, entregar uma estrutura pedagogicamente correta nesse sentido, vai ao encontro da melhoria da qualidade de vida, do bem-estar da população de uma forma muito impactante”, analisou o secretário.
CENADARTE
Seguindo a mesma linha de base educacional, mas esta para crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos, o município deve inaugurar o quarto polo do projeto denominado CENADARTE, que representa o Centro Educacional de Natação, Dança e Artes Marciais. De acordo com o próprio secretário de Educação do município, o CENADARTE do bairro da Posse dos Coutinhos, que será localizado na Rua Ribeiro de Almeida, no Complexo da Secretaria de Agricultura, deve ser inaugurado no dia 13 de maio.
O projeto, que concentra atividades lúdicas e esportivas no contraturno escolar para crianças e adolescentes da rede pública e até privada, já tem polo no Centro da cidade e nos bairros Ampliação e Duques. De acordo com Luciano Lucio, o novo Centro Educacional deve ter capacidade para atender até 500 crianças.
O secretário explicou que na unidade da Posse, além das atividades normais que tem em todos os outros polos, o foco será o esporte, já que os alunos do bairro dificilmente frequentam o Centro de Referência da Juventude, localizado no bairro da Ampliação. O local reúne, entre outras atividades, a prática de esportes.
“Nós sempre nos adaptamos àquilo que é mais característico da localidade e ao que podemos alcançar, sempre fazemos adequações. Na Posse, vamos potencializar alguns esportes, pois no Centro de Referência, temos basquete, vôlei (e outros), e as crianças da Posse não vão, então lá nós vamos trabalhar o futsal, vôlei e basquete também, além da natação e da dança que normalmente temos”.
O secretário disse que o projeto é uma oportunidade para que crianças de famílias que não tem recursos financeiros para custearem aulas extracurriculares, tenham acesso a atividades importantes. “O objetivo é oferecer atividades esportivas lúdicas, que muitas das vezes os pais da rede pública têm muita dificuldade de pagar, como uma aula de natação, balé e artes marciais”.
Ele explicou ainda que o Centro Educacional foi criado para atender a rede municipal, mas sempre que possível, as portas também são abertas para alunos de escolas estaduais e particulares. Além desses alunos, o CENADARTE, de acordo com o secretário Luciano Lucio, é uma importante ferramenta de inclusão.
“Não tenho dúvidas de que o CENADARTE é um projeto que deu certo. Nele, a gente atende a uma necessidade gritante, que muitas vezes é ignorada pelo poder público, inclusive de cidades com muito recurso. Ele tem um alcance na vida dessas crianças, na qualidade de vida, que é impressionante. E a população abraçou a ideia do CENADARTE. Esse é um projeto, quase um programa, vitorioso. Tenho relatos de agradecimentos de pais de alunos, inclusive de crianças com necessidades especiais, por ter esse espaço e oportunidade de integração dessas crianças”, contou Luciano.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.