TJ-RJ condena PM a 52 anos de prisão por chacina de Costa Barros

às

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) condenou na madrugada desta sexta-feira (13) o policial militar Thiago Rezende Viana Barbosa a 52 anos e seis meses de prisão pelo assassinato de cinco jovens, em Costa Barros, zona norte do Rio de Janeiro, em 2015. O tribunal também decidiu retirar o cargo público do militar.

Segundo a denúncia enviada ao TJ-RJ, Thiago é o policial militar que tampa a câmera de segurança de uma oficina mecânica que filmava a ação dos agentes públicos. Pelo menos 100 balas foram disparadas contra o carro onde estavam os cinco jovens mortos.

Durante o julgamento foram ouvidas cinco pessoas que testemunharam diferentes momentos da ação dos policias. O primeiro depoimento foi de um jovem que estava em uma moto atrás do carro atacado pelos militares.

Em seguida, a irmã de uma das vítimas foi ouvida e afirmou que foi impedida pelos policias de se aproximar do carro. A jovem disse durante o julgamento que sua mãe viu o momento em que PMs colocaram uma arma de brinquedo ao lado da roda do carro.

O terceiro depoimento foi do pai de uma das vítimas. Ele teria chegado ao local logo após a morte dos jovens e confirmou a presença da arma de brinquedo, além de uma luva suja de sangue na traseira do veículo.

O quarto ouvido foi um major da Polícia Militar que na época do incidente era o comandante da companhia responsável pelo ataque a tiros. O PM sustentou a versão apresentada pela defesa de que os ocupantes do carro teriam atirado contra a patrulha.

Por fim, foi ouvido um perito contratado pela defesa de Thiago, que afirmou que os tiros foram disparados de um viaduto e não da arma dos policiais presentes na ação.

Além de Thiago, condenado por homicídio duplamente qualificado e fraude processual, outros dois policiais julgados culpados pela morte dos cinco jovens. Um quarto PM, que também estava no momento do crime, foi inocentado das acusações.

 

Fonte: noticias.r7.com

Veja também

A prefeitura de Porto Alegre decretou, na noite desta quinta-feira (2), estado de calamidade pública na capital gaúcha
às
O SBT anunciou, nesta quinta-feira (2), que Christina Rocha deixou a emissora após 43 anos. A apresentadora
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias