Lona na Lua apresenta ‘Cuidando das Águas do Rio’ em Magé’

às
foto destaque site
Foto: Lívia Louzada

Lona na Lua em Magé. O Lona na Lua fez sua 6ª apresentação do projeto ‘Cuidando das Águas do Rio’ na Escola Municipal Parque Boneville, no bairro Parque Boneville, em Magé, na última quarta-feira (12). Este representa o segundo ciclo da iniciativa, que já atingiu até agora um público de 1079 crianças. No primeiro ciclo, a trupe esteve em São Gonçalo. Ao todo, o Lona na Lua vai percorrer 12 cidades nos próximos meses e apresentar a peça ‘Cuidando das Águas do Rio’ para 9.600 estudantes do estado. Todas as 48 apresentações terão uma intérprete de Libras para traduzir o espetáculo.

Além disso, leia também outras notícias sobre o Lona na Lua.

Na peça, os atores Sarah Rocha, Weslley Gregório e Wallace Silva, que interpretam Juliana, Francisco e Juninho, respectivamente, recebem um dever de casa. Eles precisam explicar como é possível preservar os rios, descartar corretamente o lixo e preservar a natureza. Para isso, usam de imagens, música e muita diversão na interação com as crianças.

Lona na Lua em Magé. O Lona na Lua apresentou a peça ‘Cuidando das Águas do Rio’ na Escola Municipal Parque Boneville, em Magé.
Lona na Lua em Magé – Foto: Tiers Rangel

E parece que a estratégia funcionou, já que os alunos Lorenzo Fonseca, de 8 anos e Ana Luiza Oliveira, de 10, aprenderam como devem preservar o meio ambiente.  “Gostei muito porque nos ensinou a cuidar do meio ambiente. Aprendi que queimar o lixo pode fazer o aquecimento global aumentar. Quando fica muito calor, a água pode secar”, disse Lorenzo, aluno do 3º ano.

A Ana Luiza também não sabia sobre os problemas que a queima do lixo causa. “Aprendi que a gente não pode queimar as coisas sem se preocupar com a natureza. Adorei a peça porque eles se esforçaram para fazer esse espetáculo pra gente”, elogiou a aluna do 5º ano com um sorriso no rosto.

A diretora da Escola Parque Boneville, Roberta Gomes, disse que o assunto da peça complementa o projeto que a escola tem de educação ambiental, além de levar cultura para crianças que não tem acesso a arte. “Além de ser divertido para eles, que tem pouco acesso a arte e a cultura por conta do local onde moram, também instrui. A peça fala sobre a preservação do meio ambiente, o que é muito necessário nos dias de hoje e contribui com o projeto que a escola já tem há seis anos, sobre educação ambiental. Eles gostaram muito do tema e de participarem da peça”.

E é exatamente esse o objetivo do projeto, conta o supervisor de responsabilidade social da Águas do Rio, Anderson Lopes. “A iniciativa tem por objetivo propiciar a educação sanitária e ambiental nesses ambientes e espaços escolares. Já alcançamos mais de mil alunos e vamos ficar todo esse ano de 2024 com essa iniciativa para poder espalhar as informações de noção de saneamento”, esclarece.

O fundador e diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, falou como tem sido a experiência de espalhar a importância da preservação do planeta entre crianças de várias cidades e escolas. “O primeiro ciclo foi em São Gonçalo, em fevereiro, e a agora em março a gente está circulando as escolas de Magé. Só no primeiro ciclo foram 1079 crianças atendidas pelo projeto com arte, educação e sustentabilidade. A gente quer que essa criançada leve para casa essa mensagem de que, se todo mundo se unir, podemos preservar o meio ambiente, ter um planeta mais bonito e mais sustentável”, disse o fundador do Lona.

O projeto “Cuidando das Águas do Rio” tem patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

O Fluminense informou, nesta terça-feira, que os atletas John Kennedy, Kauã Elias, Arthur e Alexsander estão afastados
às
A companhia aérea Gol anunciou a suspensão temporária do serviço de transporte de animais no porão das aeronaves
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias