No próximo domingo (30), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) inaugura a exposição “Rir é um ato de resistência” sobre o comediante Paulo Gustavo, que faleceu em 2021, vítima de complicações da covid-19. A exibição celebra a carreira do artista niteroiense e possui uma escultura de 2,5 metros logo na entrada.
A exposição contará com cinco galerias, focadas em diferentes momentos da vida do artista.
- “Uma vida à luz” é a primeira, que terá uma linha do tempo desde a infância até a fase adulta;
- A segunda “O lúdico e o humor” será uma exibição interativa, com peças e elementos simbólicos;
- “A moda como expressão” contará com projeções entre registros do artista e figurinos utilizados por ele;
- Na quarta galeria serão expostas obras do arquivo pessoal do comediante;
- Já a quinta e última, “Multishow apresenta 220 volts de humor” foi desenvolvida em parceria com a TV Globo e o Multishow e tem como foco em um curta-metragem que explora a carreira do comediante.
Os ingressos da exposição são vendidos apenas na bilheteria e apenas em dinheiro, custando R$16, a inteira, e R$8, a meia-entrada (pessoas com mais de 60 anos, estudantes de escolas particulares e universidades, ID Jovem).
A entrada é gratuita para menores de 7 anos, estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), moradores e naturais de Niterói, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas com deficiência, visitantes que chegarem ao museu de bicicleta. Já às quartas-feiras, a entrada será gratuita para todo o público.
Leia também: Desembargador aposentado é autuado ao tentar entrar em julgamento de Bolsonaro sem cadastro
Após a morte do humorista, que era niteroiense, ele já foi homenageado outras vezes na cidade. Uma rua foi renomeada em seu nome, a antiga Rua Coronel Moreira César passou a se chamar Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí. Além disso, duas estátuas foram colocadas no Campo de São Bento, no mesmo bairro, uma do artista e outra de sua personagem mais famosa “Dona Hermínia”, protagonista da trilogia “Minha Mãe é uma Peça”.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.