Sexta-feira de carnaval em Rio Bonito. O momento mais esperado do ano para algumas pessoas é, sem dúvidas, o Carnaval. Em Rio Bonito, a Sexta-feira de Carnaval teve o Bloco FDA, Iris Diniz e banda Performance no palco montado na Praça Fonseca Portela e, fechando a noite, o Bloco Elas Querem na Praça Astério Alves de Mendonça e o Bloco do Caneco, na Rua Nilo Peçanha, em frente ao Bar do Onça, tudo no Centro da cidade.
Além disso, leia mais notícias do carnval de Rio Bonito.
Como a sexta-feira foi dia de trabalho para a maior parte dos foliões, a população começou a chegar no Centro da cidade para curtir o carnaval por volta das 22h, mesmo a programação tendo sido marcada para começar às 19h, mas nem por isso menos animada. Pelas ruas, foliões de todas as idades, com fantasia e sem fantasia, curtiam o início do feriado.
Bloco do Caneco
Um dos blocos mais antigos da cidade, o Bloco do Caneco, que tem quase 30 anos de história, ainda carrega o furor dos antigos e famosos carnavais de Rio Bonito da época em que foi fundado. O bloco, inclusive resgata um pouco dos carnavais de clubes, que existiam em Rio Bonito e atraiam pessoas de todas as cidades.
Atualmente, o bloco é conhecido por reunir os membros de todas as idades das famílias para curtir as marchinhas de carnaval, um público cativo, que não deixa de prestigiar a agremiação todos os anos. Para mostrar toda história, o bloco foi contemplado com a Lei Paulo Gustavo, que tem o objetivo de incentivar iniciativas culturais e, com isso, construiu uma exposição de fotos na rua em que se concentra, para contar os anos de trajetória.
Bloco Elas Querem
Com 12 anos de história, o Bloco Elas Querem faz parte de uma geração de blocos de Rio Bonito que surgiu após a queda do carnaval da cidade, mas se depender do trio Andrezinho Shock, André Paleta e Cláudio Japonês, fundadores da agremiação, o resgate será feito. O bloco se orgulha de ser um dos únicos que promove ensaios e um dos poucos que dessa forma lança campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis para doar à famílias carentes. Mas o Carnaval de Rio Bonito não acaba por aí, tem muito mais até o dia 17 de fevereiro.
Por Lívia Louzada
Parabéns pela foto de dotô Amírto.