Nesta sexta-feira (2), a brasileira Bia Souza venceu a francesa Romane Dicko, e está na final do judô nas Olimpíadas de Paris. A francesa Romane Dicko número 1 do ranking mundial, perdeu por ippon no golden score, em plena Arena Champ-de-Mars lotada.
Agora, Bia terá pela frente a israelense Raz Hershko, número 2 do mundo, na briga pelo ouro. Elas lutaram quatro vezes e a brasileira venceu todas as lutas.
Empurrada pela torcida francesa, que lotou o ginásio nesta sexta, para assistir de perto ao judoca Teddy Riner, um dos maiores da história em ação, Dicko forçou um penalidade para Bia logo nos primeiros segundos.
Só que a brasileira foi para cima, enquanto a francesa se defendeu e também acabou punida.
Com o 0 a 0, a luta foi para golden score. Até que Beatriz Souza imobilizou a dona da casa e se garantiu na grande final.
Número 5 do mundo, a judoca brasileira já tinha vencido a nicaraguense Izayana Marenco por ippon na estreia. Depois, derrotou a sul-coreana Kim Hayun por waza-ari, com direito a revisão do VAR já no golden score. Agora, em seu primeira Olimpíada, vai disputar o ouro.
Aos 26 anos, Bia segue o legado deixado por Maria Suellen, nossa melhor peso pesado de todos tempos. Ela já é a atual 5ª colocada no ranking e tem uma prata (2022) e dois bronzes (2021 e 2023) nos últimos Mundiais que disputou.
Crédito: ESPN