Estado do Rio fará ‘pente-fino’ em aposentadorias por invalidez

às

As 22 mil aposentadorias por invalidez do estado passarão por um pente-fino do Fundo Único De Previdência (Rioprevidência). A autarquia vai reforçar a auditoria que já faz na folha e o ‘alvo’ serão as situações de pessoas que recebem esse benefício pelo Rio, mas que estão trabalhando em outro município ou estado. Nesses casos, os aposentados serão convocados pelo órgão a fazer uma perícia médica. Quando forem constatadas irregularidades, haverá suspensão dos proventos.

O trabalho do Rioprevidência conta com uma parceria feita com a Secretaria Estadual de Saúde, que será responsável pelos exames. E o processo de cruzamento de dados envolve convênios já existentes com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros municípios do Estado do Rio.

Aposentados vinculados ao fundo terão os seus CPF´s cruzados aos sistemas do INSS e dos municípios. Um inativo do Rioprevidência que, por exemplo, receber aposentadoria por invalidez, mas estiver na ativa em outro ente será logo notificado a comparecer à perícia.

O presidente da autarquia, Sérgio Aureliano, acredita que, com essa medida, haverá enxugamento da folha. “Há 22 mil pessoas aposentadas por invalidez e temos certeza que com esse cruzamento de CPF a folha de pagamento será reduzida”, declarou.

Direito de defesa

Ele ressaltou que haverá direito de defesa, mas confirmou que se o beneficiário estiver em desacordo com a lei, terá o pagamento interrompido. “Dentro desse processo as pessoas serão convocadas a comparecer para uma perícia. Caso não compareçam, vamos chamar um a um para o direito de defesa. Caso ainda assim não compareçam ou estejam em desacordo com a legislação, terão o benefício suspenso”.

Licenças irregulares

O governador Wilson Witzel deu a tarefa para seu secretariado checar com ‘lupa’ possíveis licenças irregulares e funcionários ‘fantasmas’ no Executivo. Ele pediu que as pastas façam perícias para identificação desses casos: “Cada secretário vai identificar funcionários fantasmas, servidores de licença sem necessidade de estar de licença, e vamos incentivar e melhorar o trabalho de perícia”.

Fonte: O Dia 

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias