As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil abrirão neste fim de semana, sábado (24) e domingo (25), para atendimento presencial extraordinário. A medida, anunciada pelo próprio órgão, visa antecipar atendimentos já agendados e minimizar os impactos da suspensão dos serviços presenciais programada para o fim deste mês.
Leia também: Grupo Águas do Brasil abre inscrição para Programa de Trainee
Atendimento extra antes da pausa programada
O INSS informou que as agências estarão atendendo em caráter excepcional nos dois dias do fim de semana com o objetivo de adiantar os agendamentos que estavam marcados originalmente para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, período em que os postos estarão fechados.
Segundo a Agência Brasil, a ação é parte de um esforço para reduzir transtornos à população, especialmente àqueles que têm perícias, encaminhamentos ou outros serviços agendados para o final de janeiro.
Motivo da suspensão dos serviços presenciais
A suspensão dos atendimentos presenciais no fim de janeiro está relacionada a manutenções e melhorias programadas nos sistemas previdenciários geridos pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. Nessa fase, o objetivo é modernizar a infraestrutura de TI para garantir maior estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos segurados.
Durante o período de manutenção — das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro — os canais remotos de atendimento do INSS, como o portal e aplicativo “Meu INSS” e a central telefônica 135, também estarão temporariamente indisponíveis.
Orientações para os segurados
O Instituto Previdenciário salientou que os beneficiários que não puderem comparecer ao atendimento neste fim de semana poderão optar por ser atendidos em dia útil após a normalização dos serviços, com o reencaixe garantido sem prejuízo do agendamento original.
Até o dia 27 de janeiro, os canais digitais continuam funcionando normalmente, oferecendo mais de 100 serviços online, entre consultas, solicitações de benefícios e acompanhamento de processos.
O que fazer até a pausa
Especialistas recomendam que os segurados aproveitem os próximos dias para:
- Verificar eventuais alterações de datas de atendimento pelo aplicativo “Meu INSS” ou pela central 135;
- Realizar consultas e solicitações online enquanto os canais permanecerem disponíveis;
- Organizar documentos e confirmações de agendamentos, especialmente para quem tem procedimentos importantes marcados logo após a suspensão dos serviços.
O mutirão deste fim de semana representa uma ação extraordinária do INSS para reduzir filas e evitar o acúmulo de demandas durante a parada dos serviços no final de janeiro.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Agências do INSS de todo Brasil abrem neste fim de semana […]
[…] Leia também: Agências do INSS de todo Brasil abrem neste fim de semana […]