Estou me formando na pandemia, e agora?
Eu, Luara Carvalho, Psicóloga Especialista em Carreiras, utilizo o meu Instagram @luaracarvalho.psi para ajudar pessoas a planejarem as suas carreiras para inserção no mercado de trabalho.
Uma das maiores dificuldades que meus seguidores relatam é a procrastinação. Pensando nisso, eu, em parceria com o Jornal Folha da Terra e com a Estudante de Psicologia Carolina Góes, trouxe mais 3 dicas de estratégias práticas para você iniciar e concluir seus projetos. As três primeiras você pode conferir nas edições anteriores do Jornal impresso, ou no site da Folha (www.folhadaterradigital.com.br).
4) Elimine as Pendências
Assuma a responsabilidade pelos seus próprios resultados e elimine as pendências! Pare de deixar um milhão de coisas para amanhã. Se o que você tem que fazer depende de outras pessoas, organize dia e horário para resolver com essa pessoa e aceite sugestões. No momento da execução das tarefas, elimine distrações como redes sociais e programas de TV. Se for possível, desligue o seu celular enquanto realiza determinadas tarefas. Pense que executar essa tarefa vai lhe proporcionar um grande bem-estar e vai te ajudar a chegar na sua meta de longo prazo.
5) Descreva seus Sentimentos
Pegue um papel ou o bloco de notas do seu celular e escreva os seus sentimentos nos momentos de maior “preguiça” para realizar tal tarefa. Isso vai te ajudar a entender qual é o sentimento que te paralisa e te limita na finalização das suas tarefas da semana.
6) Tenha Lembrete de Datas Importantes
Nada mais chato que perder uma data importante, e isso vale para cada área da sua vida. Adicione lembretes na sua agenda de datas que você precisa se preparar com antecedência.
Uma dica extra é: consuma informações apenas de boas fontes. Tire tempo de lazer com a família e exerça o hábito da gratidão diariamente.
A estudante do 8º período de psicologia, Carolina Góes (@carolinaagoes) contou, que depois de praticar as dicas sob a minha mentoria, percebeu o quanto gastava energia com as redes sociais de forma errada e começou a usá-las a seu favor. Começou a seguir pessoas que a acrescentam profissionalmente e buscou estar perto de pessoas que podem ajudá-la nesse processo, seja de forma online, com chamadas de vídeos, ou pessoalmente. Ela disse que depois disso, naturalmente as inseguranças e pensamentos negativos tem diminuído.
Carolina tem anotado no dia anterior o que precisa fazer no dia seguinte com horários específicos. Ela coloca o alarme do celular para lembrá-la de algo que seja importante, mas diz que não é fácil, e que não é todo dia que consegue se dedicar como deseja, porém, sabe que é um processo e que se sente mais confiante e positiva com essas estratégias, porque está aprendendo a sair da sua zona de conforto.
Essas são apenas algumas dicas, veja o que realmente funciona para você. Mas uma coisa que eu, Luara, sempre digo é: Comece onde está. Use o que você tem. Faça o que puder. Mas comece hoje!
Publicado na Edição 1010 do Jornal Folha da Terra