Operação Verão no RJ ajuda a reduzir afogamentos em 80%

às

A Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ajudou a reduzir em cerca de 80% o número de afogamentos na orla fluminense. Desde o início da ação, em dezembro, mais de 3,1 mil banhistas foram salvos pelos guarda-vidas. No mesmo período da última operação, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram realizados mais de 16 mil salvamentos.

Até o fim de março, 1,3 mil guarda-vidas reforçam a segurança na orla fluminense. A ação conta com o apoio de motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos e helicópteros. Drones também são usados para monitoramento e auxílio ao socorro às vítimas.

Segundo o comandante das atividades de salvamentos marítimos do CBMERJ, tenente-coronel Glauco Lorite, a redução de casos de afogamentos é resultado do trabalho de conscientização realizado pela corporação. O Corpo de Bombeiros também está investindo em novas formas de prevenção para evitar acidentes, com a aquisição de mais placas e bandeiras de sinalização.

– Abordamos os banhistas em locais de risco e explicamos sobre os cuidados que devem tomar ao entrar no mar. Em alguns locais, como Cabo Frio, Barra da Tijuca e Copacabana, foram distribuídos materiais informativos. Temos notado que a população está cada vez mais consciente e procura respeitar a sinalização – explicou o tenente-coronel.

Recomendações para evitar afogamentos:

– Procurar sempre os locais onde exista um posto de guarda-vidas;

– Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;

– Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;

– Não ingerir bebidas alcoólicas;

– Evitar entrar no mar logo após se alimentar;

– Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água.

– Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;

– Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;

– Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, previne-se acidentes com pranchas.

Veja também

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até R$ 200
às
Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias