Operação Verão no RJ ajuda a reduzir afogamentos em 80%

às

A Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ajudou a reduzir em cerca de 80% o número de afogamentos na orla fluminense. Desde o início da ação, em dezembro, mais de 3,1 mil banhistas foram salvos pelos guarda-vidas. No mesmo período da última operação, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram realizados mais de 16 mil salvamentos.

Até o fim de março, 1,3 mil guarda-vidas reforçam a segurança na orla fluminense. A ação conta com o apoio de motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos e helicópteros. Drones também são usados para monitoramento e auxílio ao socorro às vítimas.

Segundo o comandante das atividades de salvamentos marítimos do CBMERJ, tenente-coronel Glauco Lorite, a redução de casos de afogamentos é resultado do trabalho de conscientização realizado pela corporação. O Corpo de Bombeiros também está investindo em novas formas de prevenção para evitar acidentes, com a aquisição de mais placas e bandeiras de sinalização.

– Abordamos os banhistas em locais de risco e explicamos sobre os cuidados que devem tomar ao entrar no mar. Em alguns locais, como Cabo Frio, Barra da Tijuca e Copacabana, foram distribuídos materiais informativos. Temos notado que a população está cada vez mais consciente e procura respeitar a sinalização – explicou o tenente-coronel.

Recomendações para evitar afogamentos:

– Procurar sempre os locais onde exista um posto de guarda-vidas;

– Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;

– Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;

– Não ingerir bebidas alcoólicas;

– Evitar entrar no mar logo após se alimentar;

– Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água.

– Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;

– Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;

– Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, previne-se acidentes com pranchas.

Veja também

Encerradas definitivamente, sistema de transferências via DOC, um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias