Pesquisa Gerp mostra Castro liderando intenções de voto no Rio de Janeiro

às

Com margem de erro de 2,58 pontos percentuais para mais ou para menos, e confiança de 95,55%, a pesquisa ponderada, foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto e contou 1.500 entrevistas feitas por telefone.

O governador do estado, Claudio Castro (PL), na pesquisa estimulada, aparece na frente com 26% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal pelo PSB, Marcelo Freixo, que obteve 16% de intenções. Com 8%, em terceiro lugar na preferência do eleitorado fluminense, aparece o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), seguido por Wilson Witzel com 5%, Cyro Garcia 3%, Paulo Ganime e Eduardo Serra, ambos com 1%. Juliete Pantoja e Luiz Eugênio Honorato tiveram menos de 1%.

O eleitor do estado, seguindo a tendência das eleições passadas, parece insatisfeito com a política ou mesmo desinteressado, pois ‘Nenhum Deles’ e ‘Não Sabe’ somados, chegaram a 40%, 22 e 18% respectivamente.

A pesquisa entrevistou pessoas a partir de 16 anos de idade, ficando a maior concentração acima dos 45 anos, 25% na faixa compreendida entre 45 e 59 anos e 25% com 60 anos ou mais. A menor faixa etária atingida foram os jovens entre 16 e 17 anos, com apenas 1%.

As mulheres continuam liderando o eleitorado com 54 pontos percentuais, e a renda familiar até cinco salários mínimos somou 71% do público alvo. Nove por cento das pessoas se recusaram a informar a renda familiar. Os cristãos somam 75% dos entrevistados, sendo 45% católicos e 30% evangélicos.

Foi pesquisado também o índice de rejeição e ao perguntar “em qual ou quais candidatos você não votaria de jeito nenhum para governador do Estado do Rio de Janeiro?”, o líder em rejeição do eleitorado fluminense foi o ex-governador Wilson Witzel com 43%, seguido por Marcelo Freixo que é rejeitado por 29% dos eleitores. Em terceiro lugar no quesito rejeição está o atual governador do estado, Claudio Castro, com 13%.

No tocante a rejeição, os que ficaram mais bem avaliados foram Rodrigo Neves e Luiz Eugênio Honorato, com apenas 6% do eleitorado declarando que não votariam nesses candidatos.

O instituto não realizou simulações para eventual segundo turno.

Para presidente da república, o estado do Rio de Janeiro, segundo a pesquisa, daria a Bolsonaro 40% dos votos, seguido por Lula com 34%, em terceiro lugar aparece Ciro Gomes com 6%, depois Simone Tebet (4%), Pablo Marçal e Roberto Jefferson, ambos com 1%.

Os candidatos Felipe D’Avila, Sofia Manzano, Soraya Thronicke, Vera Lucia e José Maria Eymael não atingiram 1% e Leonardo Péricles “Não Pontuou”.

A pesquisa Gerp foi registrada no Tribunal Superior Eleitora (TSE) sob o número RJ –04222/2022.

 

Crédito e artes: www.jornalcapital.jor.br

Veja a pesquisa completa.

http://folhadaterradigital.com.br/wp-content/uploads/sites/187/2022/08/Pesquisa-completa.pdf

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias