Pesquisa Gerp mostra Castro liderando intenções de voto no Rio de Janeiro

às

Com margem de erro de 2,58 pontos percentuais para mais ou para menos, e confiança de 95,55%, a pesquisa ponderada, foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto e contou 1.500 entrevistas feitas por telefone.

O governador do estado, Claudio Castro (PL), na pesquisa estimulada, aparece na frente com 26% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal pelo PSB, Marcelo Freixo, que obteve 16% de intenções. Com 8%, em terceiro lugar na preferência do eleitorado fluminense, aparece o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), seguido por Wilson Witzel com 5%, Cyro Garcia 3%, Paulo Ganime e Eduardo Serra, ambos com 1%. Juliete Pantoja e Luiz Eugênio Honorato tiveram menos de 1%.

O eleitor do estado, seguindo a tendência das eleições passadas, parece insatisfeito com a política ou mesmo desinteressado, pois ‘Nenhum Deles’ e ‘Não Sabe’ somados, chegaram a 40%, 22 e 18% respectivamente.

A pesquisa entrevistou pessoas a partir de 16 anos de idade, ficando a maior concentração acima dos 45 anos, 25% na faixa compreendida entre 45 e 59 anos e 25% com 60 anos ou mais. A menor faixa etária atingida foram os jovens entre 16 e 17 anos, com apenas 1%.

As mulheres continuam liderando o eleitorado com 54 pontos percentuais, e a renda familiar até cinco salários mínimos somou 71% do público alvo. Nove por cento das pessoas se recusaram a informar a renda familiar. Os cristãos somam 75% dos entrevistados, sendo 45% católicos e 30% evangélicos.

Foi pesquisado também o índice de rejeição e ao perguntar “em qual ou quais candidatos você não votaria de jeito nenhum para governador do Estado do Rio de Janeiro?”, o líder em rejeição do eleitorado fluminense foi o ex-governador Wilson Witzel com 43%, seguido por Marcelo Freixo que é rejeitado por 29% dos eleitores. Em terceiro lugar no quesito rejeição está o atual governador do estado, Claudio Castro, com 13%.

No tocante a rejeição, os que ficaram mais bem avaliados foram Rodrigo Neves e Luiz Eugênio Honorato, com apenas 6% do eleitorado declarando que não votariam nesses candidatos.

O instituto não realizou simulações para eventual segundo turno.

Para presidente da república, o estado do Rio de Janeiro, segundo a pesquisa, daria a Bolsonaro 40% dos votos, seguido por Lula com 34%, em terceiro lugar aparece Ciro Gomes com 6%, depois Simone Tebet (4%), Pablo Marçal e Roberto Jefferson, ambos com 1%.

Os candidatos Felipe D’Avila, Sofia Manzano, Soraya Thronicke, Vera Lucia e José Maria Eymael não atingiram 1% e Leonardo Péricles “Não Pontuou”.

A pesquisa Gerp foi registrada no Tribunal Superior Eleitora (TSE) sob o número RJ –04222/2022.

 

Crédito e artes: www.jornalcapital.jor.br

Veja a pesquisa completa.

http://folhadaterradigital.com.br/wp-content/uploads/sites/187/2022/08/Pesquisa-completa.pdf

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias