Resultado do Enem 2018 deve sair nesta semana; confira outras datas

às

Janeiro é um mês de expectativas para os recém-formados do Ensino Médio e para quem sonha com a faculdade, já que é o mês em que saem boa parte dos resultados das provas que dão acesso ao Ensino Superior. A principal delas, o Enem, tira o sono de muitos jovens pelo país, mas a espera deve ter fim; a expectativa é que o resultado das provas da edição 2018 do exame deve ser divulgado ainda nesta semana, no dia 18 (sexta-feira). Além do Enem, os vestibulandos precisam ainda estar atento às datas de outros programas, como o Sisu, o Prouni e o FIES, além do Vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a UERJ.

O Enem segue o calendário preparado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que é responsável pelo exame. Entretanto, o dia 18 de janeiro é uma data limite, já que no ano passado, os resultados foram divulgados um dia antes da data prevista, o que pode voltar a acontecer neste ano. Em 2018, mais de 4 milhões de candidatos realizaram as provas, de Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.

O que fazer com a nota do Enem

Com a nota do Enem, os vestibulandos podem se inscrever em programas como o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que dá acesso às universidades públicas do país; o Programa Universidade para Todos, o Prouni, que concede bolsas parciais e integrais em instituições particulares; e o Financiamento Estudantil, o Fies, que concede empréstimos ao estudante para financiar os estudos em universidades privadas. Porém, para participar destes programas, o candidato não pode ter zerado a redação.

Sisu

As inscrições no Sisu começam na próxima terça-feira (22) e vão até o dia 25 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado a partir do dia 28 (segunda-feira). Os alunos que não forem chamados poderão se inscrever na lista de espera do dia 28 de janeiro até o dia 4 de fevereiro. O resultado da segunda chamada deve ser divulgado no dia 7 de fevereiro. É possível realizar todo o processo de forma online, no portal do Sisu, ou por meio do aplicativo oficial do programa, disponível na App Store (iOS), Play Store (Android) e Microsoft Store (Windows).

Prouni

As inscrições para o Prouni 2019 começam no dia 29 de janeiro (terça-feira) e vão até as 23h59 do dia 1º de fevereiro (sexta-feira). Os candidatos não devem ter um diploma de ensino superior e necessariamente precisam ter feito o Enem em 2018. Além disso, também é preciso atender a pelo menos um destes requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública; estar no perfil de renda exigido pelo programa. Quem possui renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo terá direito a bolsa integral; já quem possui renda de até três salários mínimos vai disputar as bolsas parciais. A inscrição será feita feita no portal do Prouni, onde também é possível conferir o edital do programa. O resultado da primeira chamada deve sair no dia 4 de fevereiro. A partir desta data até o dia 12 de fevereiro devem ser feitas as comprovações de informações nas instituições de ensino. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 18 de fevereiro.

Fies

Na última quarta-feira (9), o Ministério da Educação divulgou o edital do Fies 2019, que acontecerá em duas modalidades: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ofertado pelo governo federal com juros zero aos estudantes com renda de até três salários mínimos; e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), oferecido pelas instituições financeiras com apoio do governo, aos candidatos com renda de até cinco salários. As inscrições vão de 5 a 12 de fevereiro, no portal do Programa, e os resultados serão divulgados no dia 18 do mesmo mês. O processo acontecerá no portal do Programa, onde também é possível acessar o edital.

UERJ

A divulgação das notas, dos resultados e dos boletins do exame do Vestibular 2019 da UERJ serão divulgados a partir deste sábado (19), no portal Vestibular UERJ. No mesmo dia, serão divulgados também os locais de matrícula. Do dia 22 ao dia 24, ocorrerá nos locais divulgados pela universidade o preenchimento do requerimento e entrega da documentação para os classificados para o 1º e o 2º semestre de 2019. O resultado da análise da documentação da pré-matrícula da classificação será divulgado também no portal Vestibular UERJ no dia 31 de janeiro. No dia 2 de fevereiro, a instituição vai divulgar os resultados da 1ª reclassificação e do 1º remanejamento. O edital completo do processo pode ser acessado no site do Vestibular UERJ.

Veja também

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até R$ 200
às
Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias