Na madrugada desta sexta-feira (4), fortes pancadas de chuva atingiram as cidades de Petrópolis e Teresópolis. De acordo com a Defesa Civil, fortes chuvas são esperadas para este fim de semana e as regiões com maior risco são a Serrana, a Costa Verde e o Sul Fluminense com maior possibilidade de deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. A prefeitura de Petrópolis decretou ponto facultativo nesta sexta e o governador Cláudio Castro vai ao município para monitorar o caso.
Os comandos-gerais do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar foram transferidos para outras cidades da Região Serrana, além da Costa Verde e da Baixada Fluminense, regiões com maior risco.
O governador destacou que um trabalho integrado está sendo desenvolvido para lidar com a situação. “Tomamos a decisão de fazer um monitoramento e um trabalho integrado na Baixada Fluminense, na Costa Verde e na Região Serrana. Estaremos todos de prontidão, junto aos bombeiros e policiais militares e civis, para chegarmos antes das chuvas. O objetivo do Governo do Estado, por meio do Comitê de Chuvas, é antecipar as ações e evitar maiores danos”.
De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, equipes da Defesa Civil, Comdep, Assistência Social, CPTrans e Saúde estão de prontidão para ações preventivas e emergenciais.
Leia também: Rio Bonito, Tanguá, Niterói, Saquarema e São Gonçalo alertam a população sobre temporal no fim de semana
Entre as outras áreas em alerta de risco, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarcísio Salles, estará com uma base em Angra dos Reis, monitorando a situação de toda a Costa Verde. Já o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, atuará na Baixada Fluminense.
A previsão do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (CEMADEN) e dos monitoramentos estaduais aponta a chegada de fortes chuvas, começando nesta sexta-feira e terminando neste domingo (06/04).
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.