Governo do Estado sanciona Orçamento 2024 e as diretrizes para os próximos quatro anos

Uma comissão foi criada para monitorar a redução dos gastos e manutenção do equilíbrio fiscal das contas públicas
às
Rio de Janeiro - 09/01/2024 - O governador Cláudio Castro em reunião com o seu secretariado.
Foto: Rafael Campos
Foto: Rafael Campos/ Governo do Estado

A Lei Orçamentária Anual (LOA) do Rio de Janeiro para o exercício de 2024 foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (10/01). Na mesma edição, o governador Cláudio Castro sancionou o Orçamento 2024 e as diretrizes para os próximos quatro anos. E a fim de aprimorar o monitoramento e acompanhamento das despesas e arrecadação, foi criada, na última segunda-feira (08/01), a Comissão Permanente de Acompanhamento ao Orçamento, Receitas e Despesas do Estado.

O PPA 2024-2027 traz algumas novidades como uma previsão de crescimento de 85% nas entregas previstas para o interior do estado, a criação do Orçamento Mulher e iniciativas integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) e ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social (PEDES).

Em relação à LOA, apesar de apresentar uma receita líquida de R$104,6 bilhões frente a um orçamento de R$113,1 bilhões, a gestão responsável das contas nos últimos anos permitiu que o Governo do Estado formasse uma reserva financeira, o que permitirá manter os seus compromissos em dia com salários de servidores e fornecedores. Enquanto isso, uma reprogramação de despesas será feita, conforme a disponibilidade de receita prevista.

—Nossa gestão tem trabalhado incansavelmente por um Orçamento que garanta a qualidade dos serviços públicos à população apesar dos inúmeros desafios. É importante ressaltar que, para isso, estamos empenhados nas negociações com a União relativas à dívida do Estado do Rio e também estamos buscando ampliar alternativas de receitas não contempladas na LOA – declarou o governador Cláudio Castro.

Quanto à Comissão, a Secretaria Executiva está a cargo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. O grupo será responsável por monitorar as despesas e o desempenho da arrecadação estadual, apresentar relatórios de acompanhamento das receitas e despesas e suas projeções, além de avaliar e propor medidas para a contenção e ajuste das despesas.

-O grupo reforça a missão de uma gestão responsável, garantindo as entregas à população fluminense sem descuidar das finanças e da qualidade dos gastos públicos – explicou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson Faria.

O vice-governador Thiago Pampolha, os secretários de Estado do Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, da Casa Civil, Nicola Miccione, de Fazenda, Leonardo Lobo, e o procurador-geral do Estado Renan Miguel Saad também integram a Comissão, cujas reuniões terão periodicidade mensal, podendo ocorrer em intervalos menores, se necessário.

Orçamento 2024 e as diretrizes/ Foto: Rafael Campos

Veja também: Rio de Janeiro já registra 48.8º graus de sensação térmica às 8h e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias